Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (1ª Edição)

O "Educar para Cooperar - Casa Pia de Lisboa (1º Edição) foi o primeiro grande passo da AIDGLOBAL na área da "Educação para o Desenvolvimento", com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar, nomeadamente a Comunidade Educativa do Colégio D.ª Maria Pia, Casa Pia de Lisboa, (e algumas sessões no Colégio dos Pupilos do Exército) para os temas da Educação para o Desenvolvimento.

Este projeto foi implementado numa turma do 5º ano, e os seus resultados foram avaliados positivamente, o que permitiu a realização de novas edições, com o objetivo de promover a Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal, junto da comunidade educativa.


DURAÇÃO

A 1ª edição do projeto teve a duração de 8 meses e realizou-se durante o ano letivo de 2006 a 2007.

PROPUSEMOS

Disseminar os valores e as temáticas da Educação para o Desenvolvimento junto dos alunos da Casa Pia de Lisboa;

Promover o debate sobre as temáticas da Educação para o Desenvolvimento junto da comunidade educativa;

POR
QUÊ
?

O Projeto “Educar para Cooperar” surge da necessidade de colmatar um vazio existente na sociedade portuguesa e, sobretudo, no seio da comunidade educativa, no que toca à consciencialização para as assimetrias globais que nos afetam a todos.

É no âmbito da Educação para o Desenvolvimento que tem vindo a ser trabalhada a temática da Cidadania Global, merecedora de atenção por parte das organizações da sociedade civil e de algumas entidades públicas.

Este projeto procura sensibilizar as crianças para várias questões relacionadas com o desenvolvimento e as desigualdades sociais e geográficas, partindo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e passando por temas como o Comércio Justo e o Voluntariado, trabalhando com metodologias inovadoras e participativas, características da educação não-formal.

REALIZÁMOS

A principal atividade do projeto foi dar formação contínua aos alunos do CED Dª Maria Pia, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, durante o ano letivo 2006/07, organizando para isso um programa com dinâmicas participativas, e aplicando-o no contexto da área curricular não disciplinar – Área de Projeto.

FOTOGALERIA DO PROJETO



PROMOTOR


PARCEIRO E FINANCIADOR

NOTÍCIAS DO PROJETO


CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.