
Educar para Cooperar – Loures (2ª Edição)
A AIDGLOBAL promoveu o projeto “Educar para Cooperar- Loures (2ª Edição)”, dando enfoque aos estudantes e respetivos professores, pois acredita que são estes os líderes da mudança social.
O projeto atuou em duas dimensões: sensibilização e capacitação para a Cidadania Global, explorando as interligações entre o local (Concelho de Loures) e o global.
DURAÇÃO
A 2ª edição do projeto teve a duração de 13 meses e realizou-se entre junho de 2011 a julho de 2012.
PROPUSEMOS
Contribuir para a criação de escolas públicas promotoras de ED, no Concelho de Loures;
Disseminar os valores e as temáticas de ED junto de 8 turmas, e respetivos professores, do 2º Ciclo de ensino das Escolas Públicas do Concelho de Loures.
POR
QUÊ
?
O Projeto “Educar para Cooperar” surge da necessidade de colmatar um vazio existente na sociedade portuguesa e, sobretudo, no seio da comunidade educativa, no que toca à consciencialização para as assimetrias globais que nos afetam a todos.
É no âmbito da Educação para o Desenvolvimento que tem vindo a ser trabalhada a temática da Cidadania Global, merecedora de atenção por parte das organizações da sociedade civil e de algumas entidades públicas.
Este projeto procura sensibilizar as crianças para várias questões relacionadas com o desenvolvimento e as desigualdades sociais e geográficas, partindo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e passando por temas como o Comércio Justo e o Voluntariado, trabalhando com metodologias inovadoras e participativas, características da educação não-formal.
REALIZÁMOS
- Sessões de Educação para o Desenvolvimento, em espaço de sala de aula, em parceria com os professores;
- 2ª Semana de Educação para o Desenvolvimento do Concelho de Loures;;
- Participação das escolas do Concelho de Loures em iniciativas de sensibilização de âmbito internacional, com impacto ao nível da Educação para o Desenvolvimento;
- Constituição de Clubes de Educação Global.
RESULTADOS:
93
sessões de Educação para o Desenvolvimento
40
professores
160
Alunos
FOTOGALERIA DO PROJETO
PARCEIROS



FINANCIADOR

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.