
Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira
“Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” é um projeto de promoção da Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, tendo como objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar alunos, professores, técnicos municipais e público em geral para a Cooperação entre povos e culturas, Justiça Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade Ambiental.
Desde 2006, foram envolvidas escolas e autarquias de 9 cidades, entre elas: Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
É o projeto mais longo da AIDGLOBAL, sendo esta a sua 9.ª edição, a decorrer, atualmente, no Porto Santo e na Madeira.
Local de atuação
Porto Santo
Beneficiários
2.170
ÁREA DE AÇÃO
Educação para o Desenvolvimento
TEMÁTICAS
Diversas
DURAÇÃO
O projeto teve a duração de 28 meses e realizou-se de 1 de julho de 2018 a 31 de outubro de 2020.
PROPOMOS
Sensibilizar, empoderar e capacitar crianças, jovens, adultos e Organizações da Sociedade Civil das ilhas do Porto Santo e Madeira.
Mobilizar a comunidade educativa em torno do Desenvolvimento Sustentável, da Cooperação entre Povos e Culturas e dos Direitos Humanos.
POR
QUÊ
?
Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a erradicação da pobreza e a necessidade de um desenvolvimento sustentável são preocupações reconhecidas por toda a comunidade internacional e nacional.
A Educação para o Desenvolvimento, sendo uma das áreas temáticas da Educação para a Cidadania, permite a “consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável” (DGE).
REALIZAMOS
- Formações acreditadas (2), dirigidas a professores, sobre “A articulação da Cidadania Global com o Currículo;
- Estratégias para uma Educação Transformadora”;
- Realização de atividades de promoção da Cidadania Global na comunidade e nas Escolas;
- Dinamização do concurso: Educar para Cooperar – Agora Tu!;
- Ações de formação sobre temas diversos associados à Educação para o Desenvolvimento, dirigidas a funcionários públicos; – Elaboração de baú pedagógico com propostas que associem a reflexão sobre a História dos (Re)Descobrimentos à promoção da Cidadania Global;
- Realização da conferência “A voz do Outro nos (Re)Descobrimentos – à conquista dos Direitos Humanos e da Solidariedade entre Povos e Culturas”.
RECURSO PEDAGÓGICO
O Guia é um recurso dirigido aos professores dos vários ciclos de ensino para trabalharem, com os seus estudantes, as questões do respeito e tolerância pela diversidade cultural e do encontro entre culturas e povos, a partir de uma reflexão crítica sobre a História de Portugal nos séc. XV e XVI.
ESTUDO
O Estudo visa sensibilizar para as questões relacionadas com a História dos (Re)Descobrimentos Portugueses, à luz de uma perspetiva mais abrangente e dinâmica que inclua, na discussão, elementos relativos à Cooperação entre Povos e Culturas, Direitos Humanos e Interculturalidade.
PROPOSTAS
No âmbito das ações de formação desenvolvidas, em 2019, junto de cerca de 100 funcionários públicos, no contexto do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, foram solicitadas ideias/sugestões em prol dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, com possível impacto local e global.
Serviço Educativo da Casa Colombo – Museu do Porto Santo
Projetos de Educação para a Cidadania Global, no Porto Santo e na Madeira
De 06 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020, estão abertas as inscrições para o concurso “Educar para Cooperar – Agora Tu!”.
Informe-se, aqui.
Formação de Professores

Formação de Funcionários Públicos

FOTOGALERIA DO PROJETO

Logótipo do projeto
PROMOVE
PARCEIROS
COFINANCIA
APOIOS
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.