Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira

“Educar para Cooperar - Porto Santo e Madeira” é um projeto de promoção da Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, tendo como objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar alunos, professores, técnicos municipais e público em geral para a Cooperação entre povos e culturas, Justiça Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade Ambiental.

Desde 2006, foram envolvidas escolas e autarquias de 9 cidades, entre elas: Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

É o projeto mais longo da AIDGLOBAL, sendo esta a sua 9.ª edição, a decorrer, atualmente, no Porto Santo e na Madeira.

  • Local de Atuação
    Porto Santo
  • Beneficiários
    2.170
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação para o Desenvolvimento
  • TEMÁTICAS
    Diversas

DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 28 meses e realizou-se de 1 de julho de 2018 a 31 de outubro de 2020.

PROPOMOS

Sensibilizar, empoderar e capacitar crianças, jovens, adultos e Organizações da Sociedade Civil das ilhas do Porto Santo e Madeira.

Mobilizar a comunidade educativa em torno do Desenvolvimento Sustentável, da Cooperação entre Povos e Culturas e dos Direitos Humanos.

POR
QUÊ
?

Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a erradicação da pobreza e a necessidade de um desenvolvimento sustentável são preocupações reconhecidas por toda a comunidade internacional e nacional.

A Educação para o Desenvolvimento, sendo uma das áreas temáticas da Educação para a Cidadania, permite a “consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável” (DGE).

REALIZAMOS

  • Formações acreditadas (2), dirigidas a professores, sobre “A articulação da Cidadania Global com o Currículo;
  • Estratégias para uma Educação Transformadora”;
  • Realização de atividades de promoção da Cidadania Global na comunidade e nas Escolas;
  • Dinamização do concurso: Educar para Cooperar – Agora Tu!;
  • Ações de formação sobre temas diversos associados à Educação para o Desenvolvimento, dirigidas a funcionários públicos; – Elaboração de baú pedagógico com propostas que associem a reflexão sobre a História dos (Re)Descobrimentos à promoção da Cidadania Global;
  • Realização da conferência “A voz do Outro nos (Re)Descobrimentos – à conquista dos Direitos Humanos e da Solidariedade entre Povos e Culturas”.

RECURSO PEDAGÓGICO

Guia Pedagógico “Navegar pela Cidadania Global” (2020)

O Guia é um recurso dirigido aos professores dos vários ciclos de ensino para trabalharem, com os seus estudantes, as questões do respeito e tolerância pela diversidade cultural e do encontro entre culturas e povos, a partir de uma reflexão crítica sobre a História de Portugal nos séc. XV e XVI.

ESTUDO

(Re)Descobrimentos: Resgatar a Voz do “Outro” (2020)

O Estudo visa sensibilizar para as questões relacionadas com a História dos (Re)Descobrimentos Portugueses, à luz de uma perspetiva mais abrangente e dinâmica que inclua, na discussão, elementos relativos à Cooperação entre Povos e Culturas, Direitos Humanos e Interculturalidade.

PROPOSTAS

“Propostas para a promoção da Cidadania Global no Arquipélago da Madeira” (2019)

No âmbito das ações de formação desenvolvidas, em 2019, junto de cerca de 100 funcionários públicos, no contexto do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, foram solicitadas ideias/sugestões em prol dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, com possível impacto local e global.


Serviço Educativo da Casa Colombo – Museu do Porto Santo



Projetos de Educação para a Cidadania Global, no Porto Santo e na Madeira



De 06 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020, estão abertas as inscrições para o concurso “Educar para Cooperar –  Agora Tu!”. Informe-se, aqui.

Formação de Professores


Formação de Funcionários Públicos


FOTOGALERIA DO PROJETO


Logótipo do projeto


PROMOVE


PARCEIROS


COFINANCIA

APOIOS



CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto