
Kula Na Wu Djonza (Crescer a Ler)
No “Kula Na Wu Djonza – Crescer a ler” promovemos a leitura junto de jovens grávidas e recentes mamãs através da narração de contos moçambicanos, tanto em português como em língua changana, enquanto aguardam pelas consultas pré-natais e de rotina no Hospital Rural de Chibuto.
Desde o ano 2017, na primeira edição, esta iniciativa realiza-se duas vezes por semana no Gabinete SAJJ – Serviço Amigo de Adolescentes e Jovens, no Centro de Saúde de Chibuto. No âmbito do projeto é entregue a cada mamã, aquando do nascimento do seu filho, um livro para esta levar para sua casa e ser usado para o desenvolvimento das capacidades da criança e a promoção de competências linguísticas em língua portuguesa e língua changana, línguas de escolarização.
Local de Atuação
Moçambique, Província de Gaza, Distrito do Chibuto
BENEFICIÁRIOS
7,389
Área de atuação
Cooperação para o Desenvolvimento
Temáticas
Leitura, Maternidade, Educação para a Saúde
DURAÇÃO
O projeto encontra-se em permanência desde abril de 2017.
PROPOMOS
Estimular nas futuras mamãs o gosto pela leitura, sensibilizá-las para a importância de estimular a leitura nos seus filhos.
Facilitar o acesso ao livro e fomentar o gosto pela leitura, desde a tenra idade.
POR
QUÊ
?
A grande maioria da população em Moçambique não tem acesso ao livro, outra parte não tem interesse fora do ambiente escolar e apenas uma pequena parte das pessoas têm interesse e recursos para fazer da leitura um hábito quotidiano. A gravidez precoce é outra realidade no distrito de Chibuto. Por mês há em média 180 partos de jovens adolescente. Algumas jovens depois de engravidarem desistem de frequentar a escola. Com este projeto estaremos a promover a formação destas jovens, através de metodologias de educação não formal contribuindo para o seu desenvolvimento.
REALIZAMOS
- Leitura de obras infanto-juvenis e contos moçambicanos a:
– jovens que aguardam consulta de planeamento;
– grávidas adolescentes que aguardam a consulta pré-natal;
– mamãs recentes que aguardam pelas consultas de rotina e vacinação dos
seus filhos. - Distribuição de folhetos informativos sobre os cuidados neonatais;
- Oferta de um livro para bebés a partir dos 9 meses;
- Oferta de um livro de iniciação à leitura, aquando do nascimento do bebé;
- (Previsto para 2020) Criação de uma biblioteca móvel, na modalidade de Maleta da Leitura.
FOTOGALERIA DO PROJETO
PROMOTOR

PARCEIROS

Hospital Distrital do Chibuto
FINANCIADORES
Fundos Próprios:

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da educação.