Programa “Passaporte para a Leitura”

Criado em 2008, é o maior programa de intervenção em Moçambique, através do qual a AIDGLOBAL cria e equipa bibliotecas, promove atividades de animação da leitura e de capacitação de técnicos e professores, com os projetos:
  • Local de Atuação
    Moçambique, Província de Gaza
  • Beneficiários
    Mais de 50 000 beneficiários
  • Área de atuação
    Cooperação para o Desenvolvimento
  • TEMÁTICAS
    Bibliotecas, Leitura, Capacitação

DURAÇÃO

O projeto encontra-se em permanência desde 2008.

PROPOMOS

POR
QUÊ
?

Moçambique carateriza-se por uma fraqueza ao nível das competências escolares adquiridas pelos alunos. Muitos chegam ao final do ensino primário sem saber ler nem escrever.

O acesso aos livros é difícil! Existem poucos locais públicos (bibliotecas, arquivos, escolas, etc.) com livros. Nas poucas bibliotecas escolares e municipais existentes o acervo disponível não chega a um livro por aluno. Não há livros em número suficiente para serem usados como ferramenta de leitura, de apoio ao estudo e ao ensino.

O reforço das bibliotecas existentes e a criação das bibliotecas escolares respondem a estes problemas, assim como a formação de técnicos e incentivo ao livro a futuras/recém mamãs.

ALCANÇAMOS

DOCUMENTÁRIO


A BIBLIOTCHOVA

A AIDGLOBAL venceu concurso da UNESCO

Em 2011, a AIDGLOBAL ganhou o concurso lançado pela UNESCO, no âmbito do programa CapEFA – “Desenvolvimento de Capacidades no Contexto da Educação para Todos em Moçambique”.

Neste contexto, nasceu a Bibliotchova, uma biblioteca móvel inédita, com capacidade para transportar cerca de 100 livros, que tem por base um tchova, carro de mão característico de Moçambique, que se destina a escolas sem espaço físico para acolher uma biblioteca.


PROMOTOR


CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

Promotores:

Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto