Redes para o Desenvolvimento

O projeto “Redes para o Desenvolvimento: da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente”, promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com a Câmara Municipal de Loures, decorreu com o objetivo de promover sinergias entre projetos de cooperação internacionais para a redução da pobreza e para o alcance dos Objetivos Globais das Nações Unidas.

A iniciativa culminou, em Portugal, com a criação da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), constituída, atualmente, por 19 municípios comprometidos com a realização de um trabalho mais eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento.

Numa segunda fase, com vista a reforçar o trabalho anterior, teve início o projeto “Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente”, com o objetivo de encorajar as ações de Educação para o Desenvolvimento das Autoridades Locais. A AIDGLOBAL associou-se a este projeto enquanto entidade formadora e desenvolveu um ciclo de ações formativas para capacitação dos técnicos da RICD.


DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 24 meses e realizou-se entre 1 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015.

PROPUSEMOS


Promover as capacidades das Autoridades Locais como atores efetivos da Educação e Cooperação para o Desenvolvimento.


POR
QUÊ
?

Embora a maioria das autoridades locais europeias tenha autonomia e capacidade para desenvolver iniciativas de educação e cooperação com os seus pares nos países europeus e com países parceiros, ainda enfrentam vários constrangimentos que impedem que se envolvam mais ativamente em iniciativas desta natureza. Dessa forma, o projeto pretende apoiar processos de diálogo construtivos e ativos nas suas comunidades e promover o cumprimento de compromissos de desenvolvimento internacional.

REALIZÁMOS

Ciclo de ações formativas para capacitação dos técnicos da RICD sobre as seguintes temáticas:

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Percursos Globais;
  • Percursos Locais. Refletir e aplicar os ODS a nível local;
  • Educação para a Cidadania Global (ECG) – o Trabalho com as Comunidades Educativas;
  • Abordagens Metodológicas e Casos Práticos.

COORDENADOR


ENTIDADE FORMADORA


PARCEIROS


FINANCIADORES

FINANCIADOR PRINCIPAL       |        COFINANCIADOR

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.