In 2019, Desenvolvimento, Portugal, Sustentabilidade, WGW,

Projeto "Walk the (Global) Walk" soma e segue

Sessões WGW em sala de aula

De 18 de janeiro a 11 de março, foram sendo realizadas, em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira, atividades em sala de aula, no âmbito das ações de capacitação previstas no Guião do Recurso Pedagógico destinadas a docentes que queiram incorporar os temas e métodos da Educação para a Cidadania Global (ECG) na disciplina que lecionam e desenvolver aulas interdisciplinares, colaborando com outros colegas.

Estas in class activities foram dinamizadas com o apoio da equipa da AIDGLOBAL e de 3 técnicas do Município de VFX, parceiros do projeto e coautores do Guião, tendo sido facultados aos 23 docentes envolvidos ferramentas de reflexão e de trabalho. A partir delas, cerca de 300 alunos foram sensibilizados para os ODS, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Os próximos passos focar-se-ão em promover a reflexão e o desenvolvimento da capacidade de liderança nos alunos que, posteriormente, serão responsáveis por liderar a realização de ações nas suas escolas. O conjunto de atividades desenvolvidas terá o seu ponto alto durante a Semana dos ODS, que decorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, em Vila Franca de Xira. Nessa ocasião acontecerá também uma Caminhada Global, para a qual todos os jovens estão convidados a participar.

“Walk the (Global) Walk” é financiado pela Comissão Europeia ‒  Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e cofinanciado pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.

Para um melhor conhecimento do projeto, seguir os links:  AIDGLOBAL e Walk the (Global) Walk Veja as fotos desta actividade aqui: foto 1foto 2.