In 2021, Direitos Humanos, Educação, Portugal, Sustentabilidade, WGW,

Walk the Global Walk é destacado em Seminário sobre Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas para VFX

No âmbito do projeto Walk the Global Walk os jovens líderes que nele participaram e a AIDGLOBAL, entidade que conduziu o projeto, em Portugal, foram convidados a participar num Seminário enquadrado no lançamento do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas para o Concelho de Vila Franca de Xira (PMAAC VFX).


No passado dia 25 de novembro a AIDGLOBAL participou num Seminário com lugar na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira, no âmbito do qual foi lançado o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas para o Concelho de Vila Franca de Xira.

A participação da Organização surge no âmbito das atividades dinamizadas ao abrigo do projeto Walk the Global Walk, através do qual se procurou promover uma Educação para a Cidadania Global, em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Estas atividades foram desenvolvidas junto dos(as) estudantes de algumas das Escolas de Vila Franca de Xira e um dos temas em destaque coincidiu com a Ação contra a Mudança Global do Clima.

Ana Lua Ross, Gestora de Projetos da AIDGLOBAL, esteve presente, em representação da Organização, para dar a conhecer o propósito do projeto e as atividades desenvolvidas designadamente por parte dos jovens líderes. Três destes jovens, estudantes do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca do Ribatejo, e a sua Professora, também estiveram presentes para partilhar aquela que foi a sua experiência na criação de projetos intimamente relacionados com a ação climática.

A iniciativa contou com cerca de 100 participantes e com a presença de 40 entidades locais e supramunicipais que, por esta ocasião, demonstraram a pertinência temática da adaptação às alterações climáticas.

O projeto Walk the Global Walk foi cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões ― Instituto da Cooperação e da Língua I.P.. Estiveram envolvidos 12 países: Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, 11 organizações da sociedade civil e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: