In 2020, Portugal, WGW,

Reunião de Coordenação Walk the (Global) Walk por videoconferência

Nos dias 30 e 31 de março teve lugar a terceira reunião de coordenação do “Walk the (Global) Walk”. Devido à pandemia causada pelo COVID-19, o encontro entre os parceiros do projeto decorreu em videoconferência.


O encontro virtual, que foi organizado pela coordenação internacional do projeto (Região da Toscânia e OXFAM Intercultura), estava previsto ser realizado, presencialmente, em Atenas, cidade na qual todo o consórcio — coordenadores das Organizações da Sociedade Civil, autarquias locais e Education Officers — seria acolhido pela Organização ActionAid, entidade grega parceira, juntamente com o Município de Fily.

A tecnologia da videoconferência constituiu um recurso, muito atual e eficaz, que permitiu que, em conjunto, fosse analisada a situação atual nos diferentes países relativamente à pandemia da COVID-19 e aos riscos ligados a cada uma das atividades previstas no projeto bem como a troca de ideias e adaptação de estratégias perante as atuais circunstâncias. Fez-se o ponto de situação do projeto nos 11 países e das atividades já implementadas, partilharam-se sugestões e recursos digitais/online que ajudarão a manter vivo o “Walk the (Global) Walk”, neste momento de grandes dificuldades e desafios.

Consideraram-se também as dificuldades manifestadas pelos professores envolvidos no projeto na adaptação ao novo método de ensino virtual, adotado nas escolas aderentes ao projeto, e foram ponderadas alternativas para certas atividades sobretudo em relação às duas que constituiriam o culminar do projeto — a Caminhada Global e a Escola Internacional de Verão, os dois maiores eventos que, de momento, estão comprometidos.

A partilha de recursos para ajudar na implementação das atividades e o apoio mútuo entre os intervenientes no projeto foram cardinais nesta reunião.

O “Walk the (Global) Walk” tem como objetivo aumentar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL , em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

Pode saber mais sobre o projeto “Walk (the) Global Walk”, em:

Website internacional — www.walktheglobalwalk.eu Website português — www.walktheglobalwalk.pt Website AIDGLOBAL — #d-0-394 Facebook – https://pt-br.facebook.com/wtgw2018/ Instagram - https://www.instagram.com/walktheglobalwalk/