In 2017, Amitie Code, Portugal,

School Labs celebram “Dia da Criatividade”

Evento inspirou alunos do concelho de Loures

O “Dia da Criatividade” realizou-se no dia 19 de maio, no âmbito da iniciativa Schools Labs, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no Parque das Nações. Composto por workshops lúdico-pedagógicos de escrita criativa, RAP: Rhyme and Poetry, Slam Poetry, dramatização e percussão, a ação reuniu cerca de 80 alunos, docentes, artistas e outros convidados.

A sessão inicial de boas-vindas contou com a presença de Eduarda Marques, Diretora do IPDJ da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Eugénia Coelho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Loures, e Susana Damasceno, Presidente de Direção da AIDGLOBAL, a que se seguiu um apontamento musical com o rapper cabo-verdiano LBC Soldjah, acompanhado por Mick Trovoada, na percussão, e Mick Mengucci, na guitarra. Ao longo do dia, realizaram-se diversos workshops especialmente direcionados para elementos da comunidade educativa presente, sobretudo para alunos do 3º ciclo, ensino secundário, CEF e vocacional do concelho de Loures.

A oficina de escrita criativa iniciou-se com o testemunho de Sofia Caetano e Bruna Estrela que falaram da sua experiência de voluntariado e incentivaram os jovens a uma maior participação cívica, após o que Carla Costa da AIDGLOBAL dinamizou exercícios de escrita criativa, que incluíram a dinâmica de expressão corporal “Escrever com o Corpo”.

O workshop RAP: Rhyme and Poetry foi orientado por MC LBC Soldja e Reginaldo Spínola que, através do RAP, sensibilizaram os jovens para a importância de uma atitude inclusiva e livre de estereótipos. No workshop de Slam Poetry, Mick Mengucci convidou os alunos a produzirem e a apresentarem um poema sobre Direitos Humanos e Refugiados.

O ritmo e o trabalho cooperativo foram os temas centrais do workshop, no qual o percussionista Mick Trovoada desafiou os alunos a experimentarem diferentes instrumentos e a comunicarem através da música.

A iniciativa contou, ainda, com o testemunho de duas jovens sírias, uma estudante da Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios e uma refugiada que se deslocou com o apoio da PAR-Plataforma de Apoio aos Refugiados em Portugal, que deram o seu testemunho sobre a guerra no seu país, a chegada a Portugal, a integração na sociedade de acolhimento e os sonhos que têm para o futuro. Seguiu-se uma oficina de dramatização conduzida pelo Teatro Ibisco, um grupo cultural e artístico de inclusão social que junta, num palco, várias zonas ex-problemáticas nos arredores de Loures.

O programa incluiu, ainda, um episódio de humor que o ator e humorista Pedro Luzindro proporcionou aos participantes através do seu espetáculo de stand-up comedy “Os Rótulos”. A sessão de encerramento foi efetuada por Susana Damasceno da AIDGLOBAL e Miguel Barros, artista e perito na área dos Refugiados.

O “Dia da Criatividade”, que envolveu a Escola Secundária Arco-Íris, a Escola Básica e Integrada de Apelação, a Escola Secundária José Afonso e a Escola Luís de Sttau Monteiro, integra o projeto europeu “Amitie Code - Capitalizing on Development”, que promove a educação da comunidade estudantil para temas relativos ao Desenvolvimento, Direitos Humanos e Migrações.

O “Amitie Code - Capitalizing on Development” é financiado pela Comissão Europeia e, em Portugal, é promovido pela Câmara Municipal de Loures, com algumas das atividades a serem dinamizadas pela AIDGLOBAL. Este projeto de Educação para o Desenvolvimento envolve seis países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), duas regiões (Emília-Romanha e Andaluzia) e oito cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Tolosa e Sevilha).

Veja as fotos aqui.