Semana de Educação para o Desenvolvimento chega às Escolas

Semana de Educação para o Desenvolvimento chega às Escolas

Semana de Educação para o Desenvolvimento chega às Escolas

Cidadania Global em destaque no final deste ano letivo

Sensibilizar alunos do 1º ao 3º ciclo para a promoção da Cidadania Global foi o mote das Semanas de Educação para o Desenvolvimento, que decorreram durante o mês de junho, em Loures, Mafra e Vila Franca de Xira, mobilizando 568 jovens estudantes.

A Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Bobadela, em Loures, acolheu a atividade “Somos mais do que um rótulo”, que alertou 22 alunos, do 7º ano para a importância da diversidade étnica e cultural, através da desconstrução de preconceitos e estereótipos. Foi, ainda, realizada a ação “Paz para todos”, que abordou a sua pertinência no desenvolvimento social e humano junto de 53 crianças de três turmas do 1º ciclo.

Em Mafra, a Semana de Educação para o Desenvolvimento ocorreu em dois polos distintos. Na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Mafra foi implementada a atividade “Quanto vale uma vida?”, direcionada a 82 estudantes de duas turmas do 6º ano e de uma do 8º ano.

Subordinada à temática dos Direitos Humanos, através da teatralização de episódios ocorridos durante as Invasões Francesas, esta iniciativa foi, igualmente, desenvolvida nas instalações do Centro Cultural da Malveira, cedidas ao Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena, tendo contado com a participação de 47 jovens de duas turmas do 6º ano. A biblioteca do Agrupamento de Escolas de Mafra foi, também, palco da atividade “Somos mais do que um rótulo” que envolveu 110 adolescentes de 5 turmas do 8º ano.

A Escola Básica Padre José Rota, em Vila Franca de Xira, recebeu as atividades “Somos mais do que um rótulo”, que reuniu 196 jovens de 10 turmas do 7º ao 9º ano e “Paz para todos”, feita com 18 alunos do 4º ano. Para além destas sessões, 40 crianças de duas turmas do 4º ano assistiram à leitura dramatizada do conto “A Formiga Juju na Cidade das Papaias” que visou sensibilizá-los para a temática do Desenvolvimento Sustentável.

As Semanas de Educação para o Desenvolvimento foram realizadas no âmbito do “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”, um projeto com a duração de dois anos, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., apoiado pela Fundação Montepio, e promovido pela AIDGLOBAL em parceria com as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, e ainda pelo Centro de Formação de Loures Oriental.

Veja as fotos aqui.