Trabalho de projeto e articulação interdisciplinar em torno dos ODS

Trabalho de projeto e articulação interdisciplinar em torno dos ODS

Trabalho de projeto e articulação interdisciplinar em torno dos ODS

Envolvidas 22 turmas do Porto Santo e da Madeira

Nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 foram envolvidos 318 alunos do Porto Santo e da Madeira, o equivalente a 22 turmas, em ações de promoção da Cidadania Global. Estas ações foram lideradas por 24 professores do 2º Ciclo ao Ensino Secundário, no contexto de duas Oficinas de formação.

A partir de trabalho de projeto, sessões participativas e articulação interdisciplinar, os docentes e seus alunos promoveram aulas e atividades de sensibilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Alguns dos temas abordados foram: Bullying, património, igualdade de género, 25 de Abril, direito à educação de qualidade, consumo e desenvolvimento sustentáveis, interculturalidade, voluntariado/solidariedade e participação/democracia. Estas problemáticas foram articuladas com as diversas disciplinas, como matemática, educação física, físico-química, português, inglês e cidadania, entre outros.

As ações foram desenvolvidas no âmbito do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, promovido pela AIDGLOBAL e cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo e o Sindicato dos Professores da Madeira.

Saiba mais sobre este projeto aqui.