O voluntariado na AIDGLOBAL pode ser uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Em Portugal, o voluntariado é feito segundo as necessidades dos gabinetes da organização e as competências da pessoa.
O voluntariado AIDGLOBAL pode ser realizado nas seguintes áreas:
Gabinete de Comunicação: apoio às necessidades do Gabinete de Comunicação na divulgação da missão da AIDGLOBAL, produção dos conteúdos institucionais, tais como, newsletter, artigos, notícias e imagens, apoio à realização de eventos etc.,
Gabinete de Projetos: a AIDGLOBAL tem diversos projetos a decorrer que frequentemente necessitam de apoio tanto em traduções, produção de material pedagógico (designer gráfico, por exemplo) e apoio às atividades decorrentes de cada projeto.
Gabinete Administrativo e Financeiro: Apoio em tarefas administrativas diversas, como por exemplo, inserção e atualização de dados, organização de dossiers, inventários, entre outras.
A AIDGLOBAL dispõe de uma delegação no Chibuto, Moçambique e, ocasionalmente, recebe voluntários para ajudar na realização das atividades dos muitos projetos que ali realiza no âmbito da Promoção da Literacia.
A oferta de oportunidades de voluntariado internacional ocorre quando há atividades que exigem o contributo de voluntários com disponibilidade de tempo e competências para apoiar a equipa local. Estas oportunidades são devidamente comunicadas, quer na Newsletter da AIDGLOBAL (por favor, subscreva), quer através das redes sociais da Organização.
Para a realização de voluntariado internacional deve considerar os seguintes requisitos:
1. Perfil do(a) Voluntário(a):
2. Tempo do voluntariado:
3. Alojamento:
4. Alimentação:
5. Transportes:
6. Encargos do voluntário:
Para mais informações, contactar: gab.comunicacao@aidglobal.org.
O “Kula Na Wu Djonza (Crescer a Ler)” é um espaço seguro onde as mulheres partilham, através dos contos, as suas preocupações. Desta forma, as jovens mamãs têm acesso ao livro, o qual tem um impacto positivo nos bebés.
A mãe volta mais curiosa e atenta ao mundo que a rodeia. Este trabalho no terreno permitiu-me descobrir esta realidade tão profunda e conhecer Moçambique, através das pessoas, além de descobrir como é vivida a maternidade naquele país.”
Quando resolvi vender a parte que detinha numa pequena empresa, onde passava os meus dias livres, fiquei sem uma ocupação significativa. Uma das minhas filhas falou-me da AIDGLOBAL, onde conhecia uma pessoa que lhe merecia muita consideração. Marquei uma reunião e após uma hora de conversação agradável com uma jovem fiquei com um grande desejo de colaborar com esta ONGD.
E cada dia que passa mais me convenço que tomei a decisão acertada. A AIDGLOBAL propõe-se a contribuir para o desenvolvimento da humanidade através de várias iniciativas que, a meu ver, terão êxito garantido. Não só a ajuda que oferecem em Moçambique, mas as acções desenvolvidas junto dos professores são de uma enorme importância para a melhoria da qualidade de vida no futuro.
Ao colaborar com a AIDGLOBAL, como voluntário, o passar do tempo torna-se mais agradável, faz-me sentir útil. Na verdade, posso contribuir para ajudar a executar tarefas, que seriam bem mais demoradas sem a minha ajuda, para além de poder colocar ao serviço desta entidade a experiência profissional de 40 anos de serviço.