Voluntariado Portugal

O voluntariado na AIDGLOBAL pode ser uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Em Portugal, o voluntariado é feito segundo as necessidades dos gabinetes da organização e as competências da pessoa.

Ver mais:

O voluntariado AIDGLOBAL pode ser realizado nas seguintes áreas:

Gabinete de Comunicação: apoio às necessidades do Gabinete de Comunicação na divulgação da missão da AIDGLOBAL, produção dos conteúdos institucionais, tais como, newsletter, artigos, notícias e imagens, apoio à realização de eventos etc., 

Gabinete de Projetos: a AIDGLOBAL tem diversos projetos a decorrer que frequentemente necessitam de apoio tanto em traduções, produção de material pedagógico (designer gráfico, por exemplo) e apoio às atividades decorrentes de cada projeto. 

Gabinete Administrativo e Financeiro: Apoio em tarefas administrativas diversas, como por exemplo, inserção e atualização de dados, organização de dossiers, inventários, entre outras.

Voluntariado Internacional

A AIDGLOBAL dispõe de uma delegação no Chibuto, Moçambique e, ocasionalmente, recebe voluntários para ajudar na realização das atividades dos muitos projetos que ali realiza no âmbito da Promoção da Literacia.

Ver mais:

A oferta de oportunidades de voluntariado internacional ocorre quando há atividades que exigem o contributo de voluntários com disponibilidade de tempo e competências para apoiar a equipa local. Estas oportunidades são devidamente comunicadas, quer na Newsletter da AIDGLOBAL (por favor, subscreva), quer através das redes sociais da Organização.

Para a realização de voluntariado internacional deve considerar os seguintes requisitos:

1. Perfil do(a) Voluntário(a):
  • Apresentação do seu Curriculum Vitae, Carta de motivação com contactos de referência;
  • Ter entre os 21 e os 70 anos de idade;
  • Ter sentido de missão, compromisso, responsabilidade e de entrega para viver num ambiente com contextos geográficos, económicos e sociais diversificados;
  • Apresentar o seu Registo Criminal.
2. Tempo do voluntariado:
  • No mínimo 3 semanas a 3 meses.
3. Alojamento:
  • O alojamento será assegurado pela AIDGLOBAL na sua delegação sedeada no distrito do Chibuto, província de Gaza, de acordo com a taxa de ocupação.
4. Alimentação:
  • As refeições serão feitas e servidas na delegação da AIDGLOBAL pela cozinheira de serviço.
5. Transportes:  
  • Todas as deslocações locais no âmbito das atividades desenvolvidas pela AIDGLOBAL em Moçambique serão realizadas na viatura da Organização e/ou em transportes públicos, quando devidamente necessário, e as respetivas despesas suportadas pela AIDGLOBAL.
6. Encargos do voluntário:
  • Viagem internacional, visto, seguro de viagem, vacinas, consulta do viajante e alimentação.

Para mais informações, contactar: [email protected].

Conheça a história de outras pessoas que decidiram fazer parte da Mudança!

Carolina Bebiano Voluntária no projecto “Kula Na Wu Djonza (Crescer a Ler)” O “Kula Na Wu Djonza (Crescer a Ler)” é um espaço seguro onde as mulheres partilham, através dos contos, as suas preocupações. Desta forma, as jovens mamãs têm acesso ao livro, o qual tem um impacto positivo nos bebés.

A mãe volta mais curiosa e atenta ao mundo que a rodeia. Este trabalho no terreno permitiu-me descobrir esta realidade tão profunda e conhecer Moçambique, através das pessoas, além de descobrir como é vivida a maternidade naquele país.”
Vítor Rosa Voluntário no Escritório Quando resolvi vender a parte que detinha numa pequena empresa, onde passava os meus dias livres, fiquei sem uma ocupação significativa. Uma das minhas filhas falou-me da AIDGLOBAL, onde conhecia uma pessoa que lhe merecia muita consideração. Marquei uma reunião e após uma hora de conversação agradável com uma jovem fiquei com um grande desejo de colaborar com esta ONGD.

E cada dia que passa mais me convenço que tomei a decisão acertada. A AIDGLOBAL propõe-se a contribuir para o desenvolvimento da humanidade através de várias iniciativas que, a meu ver, terão êxito garantido. Não só a ajuda que oferecem em Moçambique, mas as acções desenvolvidas junto dos professores são de uma enorme importância para a melhoria da qualidade de vida no  futuro.

Ao colaborar com a AIDGLOBAL, como voluntário,  o passar do tempo torna-se mais agradável, faz-me sentir útil. Na verdade, posso contribuir para ajudar a executar tarefas, que seriam bem mais demoradas sem a minha ajuda, para além de poder colocar ao serviço desta entidade a experiência profissional de  40 anos de serviço.

TORNE-SE VOLUNTÁRIO