In 2021, Direitos Humanos, Educação, Portugal, Sustentabilidade, WGW,

Walk the Global Walk: chega ao fim o projeto que envolveu mais de 1500 jovens na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

10 Escolas mobilizadas em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

Entre dezembro de 2017 e agosto de 2021 decorreu o projeto Walk the Global Walk, promovido, em Portugal, pela AIDGLOBAL em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Ao longo de três anos foram criados espaços de reflexão e oportunidades de diálogo para que jovens e professores(as) pudessem pensar as múltiplas questões relacionadas com a Cidadania Global e o Desenvolvimento Sustentável. A adesão de 10 escolas do Município de Vila Franca de Xira, os cerca de 40 professores e os mais de 1500 alunos abrangidos são o resultado do esforço desenvolvido entre parcerias europeias, autoridades locais e respetivas comunidades e são, também, o reflexo da vontade de se criar um modelo inovador de Educação para a Cidadania Global que integre as questões do Desenvolvimento, abordadas na Agenda 2030, e que seja adaptável aos currículos de educação formal. Conheça as escolas envolvidas e os líderes juvenis,

No âmbito do projeto foram realizadas Formações para Professores acreditadas, Cursos Educacionais, Escolas Internacionais, Workshops de Liderança juvenil, Workshops de planeamento da ação e atividades Peer to Peer (de alunos/as para alunos/as) que procuraram criar um modelo educacional inovador capaz de responder às complexidades do mundo atual.

Os recursos pedagógicos criados no contexto deste projeto representam uma forma de se alcançar este objetivo. Neles estão contidas propostas de atividades que se estruturam em função do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao qual está subordinado o recurso. Dotados de uma abordagem transversal, associada às dimensões humana, ambiental e económica do desenvolvimento sustentável, este tipo de materiais permite que o professor trabalhe não só no contexto da sua disciplina, mas também numa perspetiva interdisciplinar, em conformidade com uma abordagem pedagógica que privilegia o aprender-pensar-agir, convidando os alunos a refletir criticamente sobre os conhecimentos apreendidos. Entre 2017 e 2021 foram criados 3 recursos pedagógicos subordinados a um ODS específico: - Cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, em 2018/2019, , em 2019/2020, e   - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, em 2020/2021. Foram, ainda, produzidos guias de aprendizagem sobre liderança juvenil em prol dos ODS (

O projeto Walk the Global Walk termina em 2021 com uma caminhada global que reuniu mais de uma centena de jovens, entre os quais, 70 jovens líderes, num movimento global centrado no ODS 16.

O encontro, apresentado pelo humorista Pedro Luzindro, arrancou com um breve enquadramento da iniciativa, por parte de Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, e de Patrícia Alves, Técnica do Departamento de Educação e Coordenadora Nacional do Projeto WGW na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX). À palavra falada seguiu-se a palavra cantada, com a Banda Sebastião Antunes & Quadrilha a escrever o início do caminho com letras que são “grãos por semear”, numa terra onde “juntos somos mais fortes, para quem depois vier”.

A mensagem “Caminhamos para um mundo melhor” marcou não só a campanha realizada no âmbito desta iniciativa, mas também a terceira e última edição do Walk the Global Walk, que não se esgota no ciclo que se encerra com o término do projeto. Pelo contrário, perdura na medida em que, ao longo de três anos, deu aos jovens e aos seus professores os conhecimentos, os recursos e as competências necessárias para se tornarem cidadãs e cidadãos globais e ativos.

O projeto foi cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões ― Instituto da Cooperação e da Língua I.P.. Estiveram envolvidos 12 países: Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, 11 organizações da sociedade civil e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.

Para assistir às caminhadas correspondentes aos anos de 2019 e 2020, clique aqui e aqui.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: