In 2018, Capacitação, Crescer a ler, Literacia, Moçambique,

Workshop de Animação de Leitura em Moçambique

AIDGLOBAL dinamiza a ação a convite do G.A.S. Porto


A AIDGLOBAL realizou, a 1 de junho, na Delegação moçambicana do Grupo de Acção Social do Porto (G.A.S. Porto), uma ação de formação em que participaram os profissionais desta ONGD portuguesa que tem vindo a atuar em Vila da Macia.

Após ter tido conhecimento da ação da AIDGLOBAL em prol da promoção da literacia, através da criação e equipamento de bibliotecas do distrito de Gaza, da capacitação de técnicos e professores em atividades de dinamização da leitura e da realização de sessões de narração de histórias em português e em changana junto de adolescentes grávidas e mães recentes no Hospital Rural do Chibuto e no Centro de Saúde, o G.A.S. Porto convidou a Organização a dinamizar este workshop, no âmbito do projeto “Crescer de mãos dadas” que, com a colaboração do seu Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil “KuKula”, entre outras atividades, faz o acompanhamento diário do percurso escolar de crianças órfãs e/ou vulneráveis, constituindo-se como complemento à educação escolar.

Nesta formação, focaram-se diferentes modos de explorar estórias e de trabalhar a criatividade, com recurso a apresentações em Powerpoint, tendo como base de trabalho narrativas de final aberto e cartões de imagens, aspetos que foram postos em prática com os participantes. Estiveram, também, presentes na formação mães e cuidadores da criança que, dia a dia, participam nas tarefas do Centro de Reabilitação Nutricional que ajuda meninos subnutridos e em situação vulnerável no âmbito do projeto “Pfuka U Famba”, que significa “Levanta-te e Anda”. Perante eles, foi narrado o conto tradicional moçambicano “As Armadilhas da Floresta”, em português, por Ana Domingues, estagiária da AIDGLOBAL no âmbito do programa INOV Contacto, e, em língua changana, por Castigo Tchume, gestor da delegação moçambicana da Organização, tendo sido, de seguida, explorado esse conto segundo as técnicas de animação da leitura anteriormente abordadas.

Os participantes evidenciaram o seu agrado pela formação proporcionada pela AIDGLOBAL, tendo manifestado vontade de dar continuidade a este tipo de sessões.