Workshops de Liderança e Action Planning Day

Workshops de Liderança e Action Planning Day

Workshops de Liderança e Action Planning Day

Nos dias 08 e 09 de abril, no âmbito do Projeto “Walk the (Global) Walk”, foram realizados, em formato online, quatro Workshops de Liderança com a duração de 4h cada, direcionados a jovens líderes pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Dinamizada pela equipa da AIDGLOBAL, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, esta iniciativa teve como objetivo despertar, nos jovens, competências de liderança através de jogos, desafios e partilha de conhecimento sobre juventude e os ODS. Foram momentos de grande inspiração, trabalho em equipa e reflexão! A iniciativa contou com 70 líderes e 12 professores(as) de 10 escolas do Município de Vila Franca de Xira.

Já nos dias 12 e 13 de abril, em seguimento aos Workshops de Liderança, realizou-se o Action Planning Day. No primeiro dia, os jovens líderes planearam, por escola, ações com e para a comunidade escolar e para a comunidade em geral, com o objetivo de contribuir para a promoção do ODS 16, nomeadamente para questões como a inclusão, a paz e a justiça.

No segundo dia da atividade, cada grupo apresentou as suas propostas de ação aos demais líderes e professores(as) presentes, além de 9 Autoridades Locais do Município de Vila Franca de Xira, de diferentes áreas, como Educação, Urbanismo, Saúde e Meio Ambiente. Os elementos do executivo municipal ouviram as ideias dos jovens, deram o seu feedback e mostraram-se disponíveis para apoiarem a execução, de acordo com a pertinência da ação planeada.

A promoção destas iniciativas foi suscetível de promover a liderança e o empoderamento dos jovens, dando-lhes voz, autonomia e ferramentas para desenvolverem competências como a escuta ativa, resolução de conflitos, organização, confiança, autoestima e motivação. Certamente, depois destes dias, os líderes estarão prontos para porem em prática as ações planeadas durante a Quinzena ODS. que se realizará em maio e junho.

O projeto “Walk the (Global) Walk” é cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Nele participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 Organizações da Sociedade Civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, os quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: