Questões Frequentes

O que é a AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global – é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos que desenha e implementa projetos na área da Educação, em Portugal com enfoque na promoção da Cidadania Global, e em Moçambique no incentivo à leitura, reduzindo os níveis de iliteracia. Tem a sua sede no Concelho de Loures, e os seus escritórios localizem-se no Parque das Nações. Desde 2017 tem uma delegação na Região Autónoma da Madeira, na Ilha de Porto Santo. E em 2009 abriu a sua delegação em Moçambique, na província de Gaza, distrito do Chibuto.
Qual a missão da AIDGLOBAL?
Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação é a sua missão. O seu trabalho destaca-se nas áreas da Literacia e Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global e foi criada com o intuito de todas as crianças terem uma educação de qualidade através do acesso ao livro.
A AIDGLOBAL é reconhecida por entidades oficiais?
É uma Organização reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, pelo Governo Português. Está registada desde 2006 como ONGD junto do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Desde 2009 está legalmente autorizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique a trabalhar nas áreas da Educação e Ação Social, em Moçambique. É também uma Associação Juvenil Equiparada registada no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem.
Quando e onde começou a AIDGLOBAL?
A história da AIDGLOBAL inicia a 4 de novembro de 2005, após uma experiência de voluntariado da sua fundadora, Susana Damasceno, na província de Gaza, em Moçambique. Leia a carta da fundação aqui.
Onde atua a AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL desenvolve projetos em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, onde tem uma delegação na Ilha de Porto Santo, desde 2017, e ainda em Moçambique, na província de Gaza, distrito do Chibuto, onde tem uma delegação desde 2009.
Quem faz parte da AIDGLOBAL?
A nossa equipa é composta por colaboradores, prestadores de serviço, estagiários e voluntários oriundos de diversos países, com diferentes idades, com percursos e experiências profissionais muito diversas e que contribuem para a missão da AIDGLOBAL, trabalhando nos projetos e iniciativas que a Organização promove.
Onde posso obter informação sobre a AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL disponibiliza toda a informação na sua página oficial – www.aidglobal.org – e nas redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Caso não encontre o que pretende, por favor, entre em contacto connosco através do número de telefone 218 946 028, do endereço de correio eletrónico: [email protected] ou através dos formulários presentes no Website.
Por que razão devo apoiar esta Organização?
Temos como objetivo contribuir para a mudança global em prol de um desenvolvimento sustentável, apostando numa educação transformadora, tão necessária e urgente junto das comunidades onde atuamos. E, por isso, trabalhamos com recurso a metodologias participativas que convidam à ação por parte de crianças, jovens, professores, técnicos municipais, entre outros. Apostamos em modelos de gestão eficazes e eficientes, temos espírito de iniciativa, desenhamos soluções, concretizamos projetos e alcançamos resultados, para além de formar equipas dinâmicas e promover a articulação com diversos parceiros, trabalhando juntos por um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Que tipo de apoio posso oferecer à AIDGLOBAL?
Qualquer pessoa ou organização pode apoiar a AIDGLOBAL com donativos, patrocínios, bens e voluntariado. Entre em contacto connosco através do formulário disponível na nossa página oficial, por telefone ou por correio eletrónico: [email protected] para que tomemos conhecimento da sua intenção.
Como posso ficar a par do trabalho da AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL partilha o seu trabalho na sua página oficial – www.aidglobal.org – e nas redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Caso não encontre o que pretende, por favor, entre em contacto connosco através do número de telefone 218 946 028, do endereço de correio eletrónico:  [email protected] ou através dos formulários presentes no Website.
Quem são os parceiros da AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL tem como parceiros várias entidades de relevo nas áreas da Cultura, Educação, Cidadania entre outras. Para mais informações sobre os nossos parceiros, por favor consulte: https://aidglobal.org/
Como posso envolver a minha empresa?
O envolvimento das empresas no trabalho da AIDGLOBAL pode acontecer de várias maneiras: através de um donativo à AIDGLOBAL para apoiar de uma forma geral ou escolher um projeto específico, doação de material, doação de serviços, apoio técnico e voluntariado empresarial.
Como as escolas se podem envolver?
As escolas podem envolver-se de várias formas: através da participação num projeto específico que já esteja a decorrer, estabelecimento de parceiras em projetos que estejam a ser desenhados e com material de apoio.
Posso encontrar informação sobre a AIDGLOBAL nos Media?
Toda a informação sobre a AIDGLOBAL nos Media pode ser encontrada na nossa página oficial em www.aidglobal.org.

Recursos Humanos

Que tipo de trabalho é desenvolvido na sede e nas delegações?
A AIDGLOBAL é composta por três Gabinetes: Administrativo e Financeiro, Projetos e Comunicação. Todo o trabalho relativo à gestão administrativa e financeira e ainda comunicação é desenvolvido nas instalações em Lisboa. O trabalho relativo a projetos é realizado em vários locais de Portugal Continental e nas respetivas delegações.
Qual a política de colaboração na AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL tem uma equipa permanente afeta à organização. No entanto, anualmente, acolhe vários voluntários e estagiários quer nacionais quer internacionais para desenvolver os seus projetos em curso. Tem ainda parcerias com várias instituições de ensino nacionais e internacionais no âmbito de estágios curriculares. É uma instituição parceira dos estágios INOV e dos estágios profissionais do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Quanto tempo demora o processo de recrutamento?
O processo de recrutamento ocorre quando é preciso reforçar a equipa ou devido ao volume de trabalho ou por uma necessidade específica. O recrutamento ocorre quando encontramos um candidato cujas competências correspondem às necessidades da Organização. Geralmente decorre entre duas a três semanas, sendo que há sempre lugar para uma entrevista.
O que valorizam nos candidatos?
As qualidades que mais valorizamos num candidato são: para além do seu percurso académico e profissional, valorizamos o sentido de missão, vontade de aprender, proatividade, rigor, responsabilidade e gosto por trabalhar em equipa.
Qual a melhor forma de entrar em contacto com a AIDGLOBAL?
Pode entrar em contato connosco através do número de telefone 218 946 028, do endereço de correio eletrónico: [email protected] ou através dos formulários presentes no Website.
Posso candidatar-me a várias áreas de voluntariado?
Sim, é possível candidatar-se a mais do que uma área de voluntariado.
Podem fazer entrevistas de forma informal?
Sim, é possível realizarmos entrevistas via telefone ou Skype, caso seja necessário.
Onde são colocadas as oportunidades de colaboração?
As oportunidades de colaboração são colocadas na página oficial da AIDGLOBAL e nas nossas redes sociais. São ainda divulgadas em várias páginas de emprego, tais como, Carga de Trabalhos e Net-Emprego.

Programas e Países

Como posso saber mais sobre os vossos programas?
Poderá saber mais sobre os nossos programas através da nossa página oficial em www.aidglobal.org. Caso surja alguma questão, entre em contacto connosco através do número de telefone 218 946 028 ou do endereço de correio eletrónico:  [email protected] ou através dos formulários presentes no Website.
O que posso apoiar em concreto?
Poderá escolher um dos nossos projetos e apoiá-lo com um donativo ou questionar-nos relativamente às necessidades mais urgentes na altura em que pretende fazer esse donativo.
Quais são os planos de expansão da AIDGLOBAL?
A AIDGLOBAL tem como objetivo continuar a Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação em Portugal e em Moçambique. No entanto, estamos atentos ao mundo e abertos a oportunidades que nos permitam estabelecer novas parcerias e a aceitar convites para novas intervenções.
Como estimam o número de pessoas beneficiadas?
Todos os nossos projetos obedecem a regras de transparência e de reporte, sendo auditados por uma empresa devidamente certificada. Os nossos dados são quantificados de acordo com o número de beneficiários e resultados alcançados.

Donativos

Como posso doar?
As doações podem ser feitas na nossa página oficial em www.aidglobal.org, acedendo à página “Doar”, que disponibiliza um sistema de pagamento através de cartão de crédito para doações pontuais, semanais ou mensais. É ainda possível optar por ser membro da AIDGLOBAL, que obriga ao pagamento de uma quota anual no valor de 25 euros, recorrendo à plataforma de débito direto ou através do pagamento multibanco, após a solicitação da sua referência. É ainda possível apoiar monetariamente a AIDGLOBAL por cheque ou por transferência bancária.
Posso direcionar os meus fundos para um projeto específico?
Sim, pode. Para mais informações, entre diretamente em contacto connosco.
Aceitam doações de livros usados?
Sempre que se justifica, fazermos uma campanha de uma angariação de livros. Esteja atento às nossas redes sociais e página oficial.
Posso receber um recibo da minha contribuição?
Sim, sempre que realiza uma doação recebe um recibo, que ao abrigo da lei do mecenato, o valor doado é majorado em 130% em sede de IRS.

Como participar

Posso ser voluntário na AIDGLOBAL?
Qualquer pessoa pode se voluntária na AIDGLOBAL desde que realize todas as fases de recrutamento em vigor na AIDGLOBAL. As oportunidades de voluntariado surgem consoante as necessidades dos projetos e do trabalho administrativo.
Como voluntário, que tipo de trabalho posso fazer?
O voluntariado é feito segundo as necessidades dos gabinetes e das competências dos candidatos. A título de exemplo, no Gabinete de Comunicação pode ser prestado apoio às necessidades de divulgação da missão da AIDGLOBAL como a produção dos conteúdos institucionais: newsletters, artigos, notícias e imagens, apoio à realização de eventos. No Gabinete de Projetos, a AIDGLOBAL necessita de apoio em traduções, produção de material pedagógico e apoio às atividades decorrentes de cada projeto.

No Gabinete Administrativo e Financeiro desenvolvem-se atividades de base aos vários projetos e à estrutura da Organização. A AIDGLOBAL dispõe de uma delegação no Chibuto, Moçambique e recebe pontualmente estagiários e voluntários para ajudar na realização das atividades dos muitos projetos que ali realizamos. Em qualquer um dos casos, a AIDGLOBAL só oferece a estadia na sua delegação no Chibuto. Todas as restantes despesas (viagem, visto, seguro, vacinas, alimentação) é da total e inteira responsabilidade dos estagiários e voluntários.
Como pais podemos envolver-nos com a AIDGLOBAL?
Os pais podem incentivar os filhos a participar em projetos por nós desenvolvidos e podem ainda entrar em contacto com a comunidade escolar e sugerir a participação da escola do seu educando.
Que condições asseguram para a prática de voluntariado?
A AIDGLOBAL celebra um contrato de voluntariado com os voluntários regulares, integrando-os no seguro de acidentes de grupo. No fim do exercício de voluntariado emitimos uma declaração atestando a realização do mesmo.