Kit Pedagógico - Viva a Descarbonização do projeto "PAB_LivingLab" está estruturado segundo 7 pacotes com desafios e propostas de atividades para trabalhar a temática da descarbonização. Tem por objetivo consciencializar as/os estudantes para a importância das árvores nos espaços verdes urbanos, dar a conhecer algumas das espécies plantadas no Parque Adão Barata (PAB), sito em loures, e partilhar as intervenções inovadoras feitas no PAB, no âmbito da mobilidade, economia circular e ambiente, edifícios e energia. O kit está disponível para os/as professores/as das escolas do Município de Loures que decidiram abraçar o projeto.
O Recurso surgiu da necessidade identificada pelas entidades promotoras de formação contínua de professores/as em matéria de Migrações, Educação para o Desenvolvimento, Interculturalidade e Discriminação e do reconhecimento das especificidades dos temas que incluem não apenas a aquisição de conhecimentos por parte dos/as professores/as, mas também o desenvolvimento de competências interculturais.
O Guia é um recurso dirigido aos/às professores/as dos vários ciclos de ensino para trabalharem, com os seus estudantes, as questões do respeito e tolerância pela diversidade cultural e do encontro entre culturas e povos, a partir de uma reflexão crítica sobre a História de Portugal nos séc. XV e XVI.
É um Manual de apoio a professores do 3º Ciclo e Ensino Secundário para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o número 16. Inclui propostas pedagógicas sobre a Paz e a Justiça (social, económica e climática), além de promover a reflexão sobre a importância de haver instituições eficazes e responsáveis.
É um Manual de apoio a professores que surge no âmbito do segundo ano do projeto “Walk the Global Walk”. Contém informação fundamental sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o número 13 (Ação Climática), bem como 6 planos de sessão a serem desenvolvidos nas salas de aula ou em qualquer outro contexto educativo.
É uma ferramenta simples e acessível, destinada a docentes (Professores do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário) que queiram incorporar os temas e métodos da Educação para a Cidadania Global na disciplina que lecionam. O Guião foca-se, em particular, no ODS 11: Tornar cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
No contexto do projeto “Education for Glocal Issues – Bibliotecas Globais” foi desenvolvido este Portfólio que contém 5 planos de unidades de ensino completos, correspondentes a algumas das sessões realizadas e que abordam diferentes temas sobre o Desenvolvimento, com o objetivo de que possam constituir ferramentas a utilizar, de modo autónomo, pelos docentes tanto do Ensino Básico como do Ensino Secundário e/ou por outros agentes.
O recurso didático-pedagógico “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz” foi concebido no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global”. É de livre acesso a professores, educadores e profissionais da área do património que desejam contribuir para sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.
O Manual “Global How? Despertar para a Educação Global – Manual do Formador” foi lançado em 2016, no decurso do projeto internacional “Despertar para a Educação Global”, apoiado pela Comissão Europeia e pelo Camões, I.P.. É um recurso direcionado para facilitadores de Educação para a Cidadania Global, a operar em Organizações da Sociedade Civil, que tenham como objetivo desenvolver cursos para agentes multiplicadores. Ver o Manual aqui.
Decorrente do projeto “Educar para Cooperar – Loures (3ª Ed.)”, a AIDGLOBAL lançou o “Manual de Educação para a Cidadania Global”, dirigido a educadores e professores dos 2º e 3º Ciclos, que inclui um conjunto de planificações de unidades didáticas destinadas a integrar as temáticas de Educação para a Cidadania Global nos conteúdos curriculares oficiais. Ver o Manual aqui.
O Website “Educar para Cooperar” permite a pesquisa de unidades didáticas relativas aos 2º e 3º Ciclos, selecionando o tema de Educação para a Cidadania Global, a disciplina ou o ano de escolaridade. Ver o Website aqui.
Curso de formação online para profissionais da área social que trabalhem com crianças migrantes. Nesta Plataforma encontram diversos módulos, entre eles: “Proteção de crianças migrantes”, “Trabalhar com crianças migrantes em risco”, ” Prática crítica e construtiva no trabalho social”, “Gestão de Crise com crianças migrantes” e “Educação Cívica e orientação profissional para menores com antecedentes migratórios”. Todos os módulos estão em inglês, à exceção dos últimos 2 que se encontram traduzidos para português. Faça o seu login, aqui.
“Pensar o Mundo” integra atividades de Educação para o Desenvolvimento, destinadas a educadores e professores dos 1º Ciclo, para utilização em contexto pedagógico. Este material didático foi desenvolvido no campo de ação do projeto “Hoje as Crianças, Amanhã o Mundo”. Ver as atividades “Pensar o Mundo”, para o 1º Ciclo, aqui.
Atividades de Educação para o Desenvolvimento, destinadas a educadores e professores do 2º ciclos, para utilização em contexto pedagógico.Ver as atividades “Pensar o Mundo”, para o 2º ciclo, aqui.
Kit Pedagogico “O Mundo em Nós” (2010)
Composto por 6 cadernos e um mapa, este kit pedagógico destina-se a alunas/os do   pré-escolar e 1º Ciclo.

Documentos de posicionamento – AIDGLOBAL

Documento produzido entre jovens, professores/as e representantes de autoridades locais de 11 países participantes na 1ª Escola Internacional de Verão, do projeto “Walk the Global Walk”. O Manifesto consiste num conjunto de recomendações, fruto da reflexão e partilha desenvolvidas no evento internacional, incidentes nas metas que constituem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
O presente Green Paper apresenta propostas de atividades de agricultura urbana para desenvolver a nível municipal como forma de promover a integração de mulheres migrantes na sociedade de acolhimento.
Este Policy Paper – apresentado às Comissões Parlamentares dos Negócios Estrangeiros e da Educação – elenca diversas recomendações dirigidas, não só às direções das JP como também ao Governo, às direções partidárias e parlamentares, e à sociedade civil, sobre estratégias de Responsabilidade Social.

PUBLICAÇÕES DIVERSAS

Estudo 6 - A urgência de ler o mundo: Cidadania Global (2023)
O Estudo pretende dar uma visão atual sobre Educação para a Cidadania Global (ECG), de refletir, criticamente, a cerca do papel que detém no desenvolvimento sociocultural e económico das sociedades. Um conceito dinâmico que tem evoluído acompanhando as transformações das sociedades e a luta de diferentes povos e grupos sociais por liberdades, direitos e autonomia, para além promover uma Educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Estudo 5 - A urgência de ler o mundo: Desenvolvimento (2023)
O Estudo pretende (re)visitar o que entendemos por desenvolvimento, que conteúdos e significados o caracterizam e de como define a identidade da abordagem educativa: ED – Educação para o Desenvolvimento. Divide-se, ainda, na Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e de Emergência. 
Estudo 4 - A urgência de ler o mundo: Interdependências e Globalização (2023)
O Estudo parte da perspetiva de que a aceleração do fenómeno de globalização pressiona para uma urgência da nossa incorporação do princípio da interdependência como instrumento de literacia para qualquer pessoa, no presente e no futuro. A acompanhar o estudo foi elaborada uma Ficha (In)Formativa.
Estudo 3 - A urgência de ler o mundo: Paz (2023)
O Estudo reflete o percurso da EDCG e é colocado ao dispor de cidadãs e cidadãos que procurem ir além das reflexões do quotidiano que nos fazem questionar qual o papel que cada um/a de nós tem na sociedade e no mundo. A acompanhar o estudo foram elaboradas uma Ficha (In)Formativa e uma Infografia.
Estudo 2 - A urgência de ler o mundo: Justiça Social (2023)
O Estudo convida-nos a refletir nas nossas realidades pré-concebidas, leva-nos a lugares de desconforto e desafia-nos a exercer uma Cidadania Global mais ativa, crítica e inclusiva, sobre o olhar do Barómetro da EDGC para a Justiça Social. A acompanhar o estudo foram elaboradas uma Ficha (In)Formativa e uma Infografia e foi, ainda, produzido um vídeo que dá a conhecer as questões em torno do tema, quando aplicamos as lentes da EDCG.
Estudo 1 - A urgência de ler o mundo: Pobreza e Desigualdades (2022)
Com o objetivo de aumentar a visibilidade e reconhecimento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG), o Estudo aprofunda os temas da Pobreza e Desigualdades, a fim de mobilizar as cidadãs e os cidadãos a atuarem em prol do desenvolvimento humano e sustentável. A acompanhar o estudo foram elaboradas uma Ficha (In)Formativa e uma Infografia e foi, ainda, produzido um vídeo que nos conduz a questionar sobre o significado dos temas.
O Estudo tem como objetivo o levantamento e a compreensão da realidade atual em relação à participação social e política das/os jovens em Portugal. Além do foco geral no seu envolvimento em organizações de índole social e político – partidos políticos e suas respetivas juventudes partidárias (quando elas existem), Associações de Estudantes (de Ensino Superior) e demais Associações Cívicas. Este trabalho está  direcionado, também, em torno de conceitos como a Cidadania Global, a Educação para o Desenvolvimento e a Cooperação Portuguesa.
Estudo da análise das necessidades de inovação educativa e o desenvolvimento de competências digitais nos currículos escolares na era COVID-19 e pós-COVID-19
O Estudo tem como objetivo contribuir para a inovação das práticas profissionais, competências e dos conhecimentos dos professores europeus, através da análise de necessidades em torno da inovação educacional e desenvolvimento de habilidades digitais, no contexto dos currículos escolares da fase COVID-19 e pós-COVID-19. Conheça o Estudo Europeu e o Nacional.
O Guia de Aprendizagem dos ODS, desenvolvido no âmbito do projeto “Walk the Global Walk”,  fornece aos alunos as habilidades transversais a serem desenvolvidas para se tornarem cidadadãs e cidadãos ativas/os. Este recurso é utilizado nas escolas, tanto por professores/as como por alunas/os.
O Guia de Aprendizagem dos ODS, desenvolvido no âmbito do projeto “Walk the Global Walk”,  fornece aos alunos as habilidades transversais a serem desenvolvidas para se tornarem cidadãs e cidadãos ativas/os. Este recurso é utilizado nas escolas, tanto por professores/as como por alunas/os.
O Guia de Aprendizagem dos ODS, desenvolvido no âmbito do projeto “Walk the Global Walk”,  fornece aos alunos as habilidades transversais a serem desenvolvidas para se tornarem cidadãs e cidadãos ativas/os. Este recurso é utilizado nas escolas, tanto por professores/as como por alunas/os.
O Estudo “DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA MOÇAMBICANA, EM IDADE PRÉ-ESCOLAR, EM CONTEXTO RURAL, COM ENFOQUE NO CHIBUTO: uma revisão narrativa da literatura” foi realizado com o objetivo de compreender as diferenças existentes no desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana, em idade pré-escolar, que vive em meio rural, em particular no Chibuto, na Província de Gaza.
O Estudo visa sensibilizar para as questões relacionadas com a História dos (Re)Descobrimentos Portugueses, à luz de uma perspetiva mais abrangente e dinâmica que inclua, na discussão, elementos relativos à Cooperação entre Povos e Culturas, Direitos Humanos e Interculturalidade.
O projeto GVETS desenvolveu um Estudo internacional Ebook – que contou com a análise dos 7 países do consórcio, a nível europeu, relativamente às oportunidades de formação, metodologias e práticas direcionadas para profissionais que trabalham com crianças num contexto de migração.
Este Estudo-Diagnóstico, da responsabilidade do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL), insere-se nas atividades previstas no projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global”, promovido pela AIDGLOBAL. Através da elaboração do presente estudo, a AIDGLOBAL e o CEI-IUL procuraram consolidar o conhecimento relativamente ao eixo Juventudes Partidárias/Educação para o Desenvolvimento (ED) e Educação para a Cidadania Global (ECG).