In 2022, Migrações, NEAR, Portugal,

Beneficiários do projeto “NEAR” marcam presença na Feira das Galinheiras

No passado domingo, dia 4 de dezembro, teve lugar, no Bairro das Galinheiras, mais uma iniciativa de sucesso, a venda de produtos hortícolas, provenientes da Horta Comunitária, criada por sete refugiadas/os e requerentes de asilo, no âmbito do projeto “NEAR – NEwly ARrived in a common home”.


Esta atividade surge no sentido de facilitar a sua integração no Bairro das Galinheiras que, desde outubro, tem participado em formações, relativas à criação e manutenção de hortas.

Promovida pela AIDGLOBAL, contando com o apoio do Centro Paroquial da Charneca-Galinheiras, foi uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado por este público-alvo, desde outubro do decorrente ano.

Durante o período da manhã, entre as 8h e as 15h, as/os formandas/os, para além de apresentarem às/aos visitantes da Feira das Galinheiras as mais variadas hortícolas, também expuseram sal e azeite aromatizado, vasos pintados à mão e ervas aromáticas, numa banca que se destacava das restantes pela sua apresentação. Decorada com panos tradicionais africanos e cartazes que expunham a origem destes produtos biológicos, produzidos no bairro e feitos por mãos do mundo — Serra Leoa, Afeganistão, Gana e Congo – este ponto de venda não passou despercebido, tendo sido, também, um espaço fundamental para as/os beneficiárias/os praticarem a Língua Portuguesa, através do diálogo e interação com as/os clientes.

Esta é uma iniciativa agrícola, que pretendeu proporcionar a cada beneficiário o sentimento de pertença, tendo em vista à sua integração plena no país de acolhimento.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.