In AIDGLOBAL, Cooperação para o Desenvolvimento, Ed. Movimento, 2024,

Capacitação em Gestão Financeira das Escolinhas Comunitárias

No dia 3 de abril, teve lugar a primeira ação de Capacitação em Gestão Financeira, com o objetivo de acompanhar, habilitar e reforçar, em contexto de trabalho, os conhecimentos dos Conselhos de Gestão Comunitária sobre o funcionamento e gestão das Escolinhas Comunitárias.

A primeira sessão realizou-se, entre as 8:30h e as 15h, no recinto da Escolinha Comunitária de Chiconelane, cuja dinamização foi assegurada pela equipa técnica da AIDGLOBAL – Jéssica Sitoe, Técnica do Projeto e Vasco Mabunda, Assistente de logística – sob o olhar atento da coordenadora do projeto, Susana Damasceno.
 
Os beneficiários desta iniciativa foram quatro membros do Conselho de Gestão Comunitária, quatro representantes da Escola Primária do 1º e 2º Graus de Chiconelane, um Técnico do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) e uma Representante das Animadoras/ “Educadoras em Movimento” da respetiva Escolinha Comunitária.

A formação iniciou-se com os procedimentos a ter para uma boa gestão de Tesouraria e de Prestação de Contas. Explicou-se a importância de um bom acompanhamento e controle dos fluxos de caixa, recolha e registo das receitas que são geradas, através do pagamento das mensalidades das Escolinhas Comunitárias pelos Encarregados de Educação.

Foi, ainda, referida a criação de um planeamento financeiro composto por uma previsão de receitas que resultam dos pagamentos realizados pelos Encarregados de Educação (mensalidades, lanches, batinhas e água) e dos custos que decorrem das despesas com as gratificações das Animadoras/ “Educadoras em Movimento.”

Realçou-se, também, a relevância da organização e da manutenção dos registos administrativos, para o bom funcionamento das Escolinhas Comunitárias, nomeadamente a organização de arquivos, inventários e a elaboração de atas.



Falou-se, igualmente, sobre a capacidade de gestão organizacional, no que concerne à gestão de recursos humanos, e atualizou-se o Regulamento Interno/ de funcionamento da Escolinha Comunitária, que descreve os procedimentos e regras de atuação bem como os deveres e direitos da comunidade educativa.

Pela tarde, a presidente da direção, Susana Damasceno, apelou para a necessidade de se reforçar a capacidade de comunicação e de advocacy, promovendo um conjunto de ações com a comunidade onde a Escolinha Comunitária está implementada, para as mães, pais, familiares e cuidadores das crianças, nas reuniões de Encarregados de Educação e nas Sessões de Educação Parental.

Por fim, os presentes tiveram oportunidade de dar a sua opinião, relativamente aos temas expostos, e tendo apresentado várias sugestões, para que o funcionamento desta Escolinha Comunitária decorra da melhor forma possível.

A aidglobal propõe-se dar continuidade à sua linha de atuação em prol da educação linguística, motora, musical e socioafetiva das crianças entre os 3-5 anos, preparando-as para a entrada no Ensino Primário.

A iniciativa enquadra-se no projeto "Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2”, que tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotora a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.