In 2024, "Re:Thinking Global!", Modo de Vida Imperial,

Seminário "Crise Climática e Desigualdades Globais: Educar para um Modo de Vida Solidário" no Centro de Juventude de Lisboa

No próximo dia 08 de outubro, das 09h45 às 17h15, no Centro de Juventude de Lisboa, IPDJ, a AIDGLOBAL organiza o seminário "Crise Climática e Desigualdades Globais: Educar para um Modo de Vida Solidário", enquadrado no projeto europeu "Re:Thinking Global!", financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.


Vivemos tempos marcados por crises globais que afetam diversos sectores — económicos, sociais e ecológicos. O presente evento convida todos a refletirem sobre a premência de uma transformação socio-ecológica, na medida em que aborda a forma como um modo de vida solidário pode constituir a chave para a construção de um mundo e sociedade economicamente justos e equitativos.
No seminário,  vão ser debatidos temas fundamentais, tais como:
  • A necessidade de repensar a nossa forma de vida, para mitigar os impactos da crise climática;
  • O modo de vida solidário evidenciado como a chave para uma forma de vida mais ética e sustentável;
  • O papel vital da educação na consciencialização dos impactos do modo de vida solidário, na promoção da sustentabilidade.
Este é um momento fulcral para debater soluções em prol de um futuro mais justo e sustentável, partilhando ideias sobre como a educação pode ser uma ferramenta de transformação.

O encontro surge no contexto do projeto "Re:Thinking Global!", que visa ancorar conceitos e abordagens alternativas para uma transformação socio-ecológica no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e Aprendizagem Global, na Europa. O projeto tem como objetivo disponibilizar materiais didáticos e informativos que capacitem professoras/es e colaboradoras/es de Organizações para a promoção de práticas educativas mais sustentáveis e inclusivas.
O seminário é uma das muitas ações que fazem parte deste projeto, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre estilos de vida sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania informada e comprometida com a luta contra as Alterações Climáticas.

Podem encontrar o cartaz e programa [aqui].

Saiba mais sobre o projeto [aqui].