In AIDGLOBAL, Cooperação para o Desenvolvimento, Chibuto, Educadores em Movimento - Fase 2, 2026,

Embaixada do Japão firma compromisso para a construção de infraestruturas nas Escolinhas Comunitárias do Chibuto

A 30 de janeiro de 2026, foi assinado o acordo entre a AIDGLOBAL e a Embaixada do Japão em Moçambique, através do Programa de Assistência para Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC), que prevê beneficiar as crianças que frequentam, atualmente, as cinco Escolinhas Comunitárias do Distrito do Chibuto, apoiadas pela Organização, nomeadamente as de Malehice, Chiconelane, Maivene, Bairro 25 de Junho Unidade 2 e Bairro 25 de Junho Unidade 4. O projeto de construção de infraestruturas irá, ainda, beneficiar os recursos humanos das Escolinhas e a comunidade educativa.
 

O acordo prevê, também, a construção de 5 salas de aula, que terão instalação elétrica, telheiros e serão equipadas com mesas e cadeiras, incluindo a construção de 3 latrinas para crianças, em 3 Escolinhas Comunitárias, para assegurar saneamento e higiene.

O investimento garantirá, ainda, a aquisição de 5 cisternas de água para o aproveitamento da água da chuva que irão proporcionar mais uma fonte de acesso à água, um recurso natural que se torna cada vez mais escasso devido às alterações climáticas que provocam ora secas prolongadas ora chuvas intensas, fazendo o caudal do rio Limpopo transbordar, causando cheias.

As comunidades onde as Escolinhas estão localizadas vão poder fazer uso destas salas de aula/atividades,  para reuniões com os encarregados de educação, reuniões com o Conselho de Gestão Comunitária, formações e outros usos.

Com estas infraestruturas pretende-se que as crianças tenham uma Educação de melhor Qualidade, com acesso a saneamento, boas condições de higiene e um ambiente seguro onde podem brincar, aprender e crescer.

Estiveram presentes na cerimónia de assinatura, na sexta-feira, a Técnica de Projetos da AIDGLOBAL, Jéssica Sitoe, o Consultor do Programa APC, Mauro Carimo, a Segunda Secretária da Embaixada do Japão em Moçambique, Shoji Misake, o Chefe do Setor da Cooperação Económica da Embaixada do Japão em Moçambique, Okada Ginga, e o Embaixador do Japão em Moçambique, Hamada Keiji.