A AIDGLOBAL promove sessões de Educação Parental no Chibuto, Moçambique

A AIDGLOBAL promove sessões de Educação Parental no Chibuto, Moçambique

A AIDGLOBAL promove sessões de Educação Parental no Chibuto, Moçambique

Nos dias 10 de junho e 01 de julho, as sessões realizadas nas comunidades de Maivene e Malehice contaram com a participação de 20 mulheres, nomeadamente mães, cuidadoras e encarregadas de educação, para refletirem sobre questões em torno dos Direitos e Deveres das Crianças.

A iniciativa, promovida pela AIDGLOBAL, procurou consciencializar as participantes para estes temas, capacitando-as para a importância de uma Educação de Infância de qualidade. A promoção da reflexão ativa e conjunta sobre os direitos e deveres dos mais pequenos e as principais ações de violação dos seus direitos, contribuem para a segurança e o desenvolvimento de boas práticas na educação das crianças das comunidades que beneficiam do projeto “Educadores em Movimento”.

Durante a sessão, as participantes tiveram a oportunidade de aprender e de partilhar os seus pontos de vista, sublinhando a importância de que todas as crianças têm o direito a um nome, a uma nacionalidade, à segurança bem como ao acesso à saúde e à Educação, além dos cuidados básicos que garantem o seu bem-estar e o seu desenvolvimento integral. Foram dados exemplos de violação dos Direitos das crianças que conduziram à partilha de casos práticos adotados pelas comunidades para dar respostas solucionáveis aquando do surgimento de situações que necessitam de rápida atuação perante esta problemática que tanto afeta milhares de crianças.

Foram, ainda, desenvolvidos debates e jogos relacionados com estas temáticas, tendo em vista a sensibilização das famílias para a importância da salvaguarda dos Direitos da Criança que, por sua vez, devem ser respeitados em toda a sua plenitude, em prol de uma Educação de Infância de qualidade.

As sessões Parentais contaram com a presença da equipa do Projeto, entre as quais se destacam a Educadora Comunitária Minércia Massuco e as Educadoras em Movimento Luisa Maússe e Laura Machaeiei, responsáveis por dinamizar a atividade.

No final da sessão, e movidas por toda aprendizagem adquirida, as beneficiárias comprometeram-se a colocar em prática os seus novos conhecimentos, com o intuito de contribuir e de mobilizar quem as rodeia para o respeito e cumprimento dos Direitos e Deveres das crianças.

Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como cofinanciador o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, como copromotor o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), e como parceiros o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), seu coordenador científico-pedagógico, pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI – Iscte) coordenador da componente antropológica, pelo Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.