A Construção de uma horta: Workshop de ações prático-pedagógicas ambientais em contexto escolar

A Construção de uma horta: Workshop de ações prático-pedagógicas ambientais em contexto escolar

A Construção de uma horta: Workshop de ações prático-pedagógicas ambientais em contexto escolar

No passado dia 25 de maio, na Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, no Bairro das Galinheiras, Lisboa, foi construído um Jardim com uma Horta Vertical como complemento ao espaço agrícola já existente, alternativo aos tradicionais vasos, tendo sido semeadas diferentes tipos de hortaliças e plantas. A iniciativa foi promovida pela AIDGLOBAL e pretendeu envolver as crianças no processo de criação de uma horta escolar e consciencializá-las para a importância da sua manutenção e identificar novas espécies que nela habitam.

A importância desta atividade constitui-se em promover um maior contacto com a natureza, e em torno desta trabalhar valores como a cooperação, solidariedade, união, respeito e sustentabilidade, a par do trabalho de equipa que fortaleceu as relações entre as crianças da escola que são oriundas de diferentes países.

Para a realização desta atividade contou-se com o apoio do Técnico Agrícola, João Santos, responsável por dinamizar esta sessão junto de 50 crianças, divididas em 5 grupos, que tiveram a oportunidade de escolher a planta, erva aromática ou vegetal do seu país de origem e semear no jardim vertical. Alface, Cebolinho, Morangos, Manjericão, Espinafre, Salsa e Coentros foram as sementes mais solicitadas para serem cultivadas.

Esta atividade, considerada como uma prática sustentável, foi muito apreciada pelas crianças, por lhes ter proporcionado uma sensação de bem-estar e de tranquilidade no contacto direto com a natureza.

Esta iniciativa foi concretizada no âmbito da atividade “”Neighbourhood and Volunteering Labs” do projeto europeu “NEAR – NEwly ARrived in a common home” financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na Zona de Lisboa.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal, e projetos no âmbito da Literacia e Educação de Infância, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.