AIDGLOBAL assinala o 16º Aniversário da sua fundação

AIDGLOBAL assinala o 16º Aniversário da sua fundação

AIDGLOBAL assinala o 16º Aniversário da sua fundação

Um dia dedicado à celebração, à reflexão e ao balanço do impacto de 16 anos consagrados à promoção da Mudança pela Educação.

A história da AIDGLOBAL começa com a letra “S” – “S” de Sorriso.

Moçambique, agosto de 2005. Quando mais de 20 crianças despertaram em sorrisos ao verem balões de várias cores a esvoaçarem, soubemos que a mudança se iniciava ali, naquele momento…,  a mudança que decorre da Educação e que acredita que o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens é o primeiro passo para uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, constituída por cidadãs e cidadãos livres, autónomos, solidários e críticos em relação à realidade que os circunda.

A Educação para a Primeira Infância, a Educação para o Desenvolvimento e a Cooperação para o Desenvolvimento são os pilares sobre os quais se tem erguido a AIDGLOBAL e é através de cada um deles que esta Organização tem vindo a Agir, a Incluir e a Desenvolver um público heterogéneo, hoje constituído por crianças, jovens, migrantes, refugiados e requerentes de asilo e, também, por beneficiários indiretos – pais, mães, professores(as), educadores(as) e encarregados(as) de educação – que se revelam cruciais no quadro de uma ação educativa idealmente desenvolvida em estreita cooperação com a família.

Em Portugal, a AIDGLOBAL tem vindo a desenvolver este trabalho.

Ao longo da última década e meia, registam-se cerca de 2700 horas em ações de capacitação e consciencialização em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global,  8300 crianças e jovens foram despertos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Direitos Humanos e outros temas de Cidadania Global,  1000 agentes educativos foram capacitados para a promoção dos temas da Cidadania Global no seu contexto profissional e 16 publicações editadas, entre artigos e recursos pedagógicos ― tudo ao abrigo de projetos e da responsabilidade social crescente de entidades particulares e coletivas.

Em Moçambique, não foi diferente. O envolvimento de todos contribuiu para que fosse possível doar 50 mil livros, equipar 30 bibliotecas e capacitar 700 professoras e professores, a par de técnicos, atualmente habilitados para o desenvolvimento de atividades bibliotecárias. Ao longo dos últimos 16 anos, garantiu-se o acesso a livros, em bibliotecas escolares, a 29 mil alunos e alunas, igualmente beneficiários de 165 sessões de animação de leitura, realizadas em escolas. No âmbito da Educação para a Primeira Infância, missão que, ao longo dos últimos anos, tem merecido particular atenção por parte da AIDGLOBAL, designadamente no contexto do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, capacitámos 46 mulheres.

Hoje, olhamos em retrospetiva para o caminho que tem vindo a ser percorrido para que, através dele, possamos acompanhar o rumo dos passos dados enquanto parte integrante de um processo enraizado, mas em permanente mutação, centrado na construção de uma Escola onde todos(as) e cada um(a) possam entrar e, sobretudo, sair com uma perspetiva de vida e com uma mais ampla compreensão do mundo enquanto lugar partilhado entre cidadãos e cidadãs, diferentes mas iguais em direitos e em dignidade.

Na esteira do que afirmou o filósofo John Dewey, quando se referia ao seu entendimento sobre a Educação, acreditamos, também, que ela: “Não é a preparação para a vida. É a própria vida”, a mesma vida que se rasga num sorriso e que se faz e desfaz entre palavras que, condensadas, dispersas ou agrupadas, circulam desordenadas como o ar que se respira e que nos inspira, no momento de dar continuidade à nossa missão: a Educação.

A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.