AIDGLOBAL é uma das Entidades vencedoras do Programa VINCI para a Cidadania

AIDGLOBAL é uma das Entidades vencedoras do Programa VINCI para a Cidadania

AIDGLOBAL é uma das Entidades vencedoras do Programa VINCI para a Cidadania

No âmbito da 3ª Edição do Programa VINCI para a Cidadania, e sob o mote “O futuro de outros é o nosso presente!”, o mais recente projeto da AIDGLOBAL – Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado –  foi contemplado com 18 000 Euros, entregues durante a Cerimónia de atribuição de donativos às iniciativas vencedoras.

A ser implantado já no início do próximo mês de julho, na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente na ilha do Porto Santo, este novo projeto, promovido em parceria com a Junta de Freguesia do Porto Santo, pretende desenvolver conteúdos programáticos para o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e técnicas, de forma a capacitar pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, preparando-as para o mercado de trabalho. Capacitar voluntárias/os, selecionados entre as/os colaboradoras/os da ANA Aeroportos, em Porto Santo, para ministrar esses cursos de formação, assegurar o apoio e acompanhamento destes ao grupo formativo beneficiário desta iniciativa, são dois dos principais objetivos do projeto.

O donativo financeiro concedido à Organização contribuirá para o sucesso deste projeto, com a duração de 18 meses, que pretende estimular a empregabilidade e o voluntariado, contrariando situações vividas pela população da ilha, como a dupla insularidade, o desemprego de longa duração e o trabalho precário devido à sazonalidade.

Realizada no passado dia 20 de junho, a Cerimónia, que teve lugar no auditório da ANA Aeroportos, contou com a presença das 14 Organizações vencedoras, cada uma delas apadrinhadas por colaboradores/as do Grupo VINCI em Portugal.

A AIDGLOBAL teve a honra de celebrar e agradecer este momento à Madrinha e Embaixadora do projeto, Dra. Isabel Maria Costa Velosa, responsável pelo Aeroporto do Porto Santo, que acompanhará o desenvolvimento das atividades e que fará a ponte com os/as restantes colaboradores/as da VINCI, convidando-os/as a participarem como voluntários/as nas ações de formação, sessões de coaching e do “job shading”. Será ainda o rosto do projeto na ligação com a comunidade, que também será convidada a participar.

Para Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da Direção da AIDGLOBAL, “participar no Programa VINCI para a Cidadania e testemunhar a AIDGLOBAL a ser uma das entidades vencedoras desta importante iniciativa deixa toda a equipa orgulhosa e grata, porque reflete o reconhecimento pelo trabalho que a Organização tem vindo a conseguir realizar na bela ilha de Porto Santo, agora, reforçado financeiramente ao abrigo da responsabilidade social do Programa”. Destacou, ainda, que “o voluntariado permitirá a sustentabilidade do projeto, porque capacita os/as colaboradores/as da ANA Aeroportos|VINCI, sendo a prática do voluntariado um dos exercícios mais nobres na promoção da Cidadania”.

 O Programa VINCI Para a Cidadania regressou com a sua nova edição para apoiar projetos inovadores, promovidos por entidades do terceiro setor, enquadradas num dos quatro domínios de intervenção do Programa: acesso ao emprego, mobilidade solidária, inserção pela habitação e intervenção social em bairros prioritários.