AIDGLOBAL é uma das entidades vencedoras dos Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa

AIDGLOBAL é uma das entidades vencedoras dos Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa

AIDGLOBAL é uma das entidades vencedoras dos Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa

O valor do Prémio reverterá para o projeto NEAR – NEwly ARrived in a common home que visa incluir pessoas migrantes recém-chegadas nos países de acolhimento.

No âmbito da 17.ª edição dos Prémios ao Valor Social da Fundação Cepsa, a AIDGLOBAL receberá 4 563 euros para potenciar a dinamização de atividades realizadas no âmbito do projeto NEAR – NEwly ARrived in a common home: um projeto europeu de dois anos, financiado a 90% pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF), que visa fomentar o processo de inclusão de pessoas migrantes recém-chegadas (adultos e menores) nos países de acolhimento. O apoio concedido pela Cepsa será crucial para garantir parte do cofinanciamento em falta.

O projeto, que arrancou em março de 2021 e terminará em fevereiro de 2023, é desenvolvido em Portugal, Itália e Chipre, e procura consciencializar a sociedade para a importância da inclusão, bem como proporcionar a partilha intercultural de conhecimento entre pessoas migrantes e comunidades locais, designadamente nas cidades de Lisboa, Nicósia, Perugia e Milão.

Em Portugal, o projeto está a ser implementado pela AIDGLOBAL com especial incidência sobre as necessidades das comunidades residentes no Bairro das Galinheiras, em Lisboa. As primeiras atividades de educação não formal começaram em setembro, junto de crianças recém-chegadas, tendo arrancado, em novembro, uma formação destinada à capacitação de futuros agentes comunitários que terão como responsabilidade a orientação de pessoas migrantes recém-chegadas.

Para Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, “o apoio da Fundação Cepsa representa um contributo inestimável, capaz de potenciar as atividades e eventos previstos no contexto do projeto NEAR, e reflete o reconhecimento e a responsabilidade social que esta Fundação tem vindo a manifestar, que se concretiza no financiamento projetos destinados à promoção da inclusão e da qualidade e vida de pessoas ou grupos em situações de vulnerabilidade social”.

Os Prémios ao Valor Social foram criados há 16 anos e já contribuíram para o desenvolvimento de mais de 385 projetos com impacto na qualidade de vida de cerca de 60.000 pessoas distribuídas por Espanha, Portugal, Colômbia e Brasil, zonas geográficas nas quais a Cepsa desenvolve a sua atividade.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.