AIDGLOBAL participa na I Semana do Mar da Escola B+S do Porto Santo

AIDGLOBAL participa na I Semana do Mar da Escola B+S do Porto Santo

AIDGLOBAL participa na I Semana do Mar da Escola B+S do Porto Santo

No Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de junho de 2021, a AIDGLOBAL participou na I Semana do Mar promovida pela Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, no âmbito do selo “Escola Azul”.

As escolas, e principalmente, os docentes, são peças-chave para a realização de atividades que conscientizem as crianças e suas famílias sobre os impactos que a vida marinha tem no seu dia a dia. Deste modo, foram dinamizadas atividades com as 4 turmas do 9º ano, de 31 de maio a 2 de junho, sob o tema “ODS 14 – Proteger a Vida Marinha“, em articulação com os conteúdos curriculares da disciplina de Geografia, no âmbito do plano de ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”.

Em prol do programa “Escola Azul” e em articulação com o tema da preservação dos oceanos, os alunos e as alunas refletiram sobre a importância de proteção dos ecossistemas marinhos, sobre todos os elementos que ameaçam os oceanos e analisaram ações que contribuem para proteger os oceanos dessas ameaças. Foram realizados jogos cooperativos, debates e storytelling como método de ensino-aprendizagem.

Este tipo de atividades tem como finalidade estimular as reflexões na escola sobre como as nossas ações podem impactar, positivamente ou negativamente, a preservação da vida na água.

O Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” é promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola B+S do Porto Santo. Enquadra-se no Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, através do projeto Educação para a Cidadania, implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.