AIDGLOBAL viaja até à Cimeira Atlântica

AIDGLOBAL viaja até à Cimeira Atlântica

AIDGLOBAL viaja até à Cimeira Atlântica

Jovens do Porto Santo pela primeira vez no Encontro promovido pela FNAJ.

De modo a apoiar e incentivar o associativismo juvenil, a FNAJ promoveu, entre os dias 26 e 28 de novembro, no Funchal, Ilha da Madeira, a “Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude – INOVE+”. O encontro contou com a presença de três alunas da Escola B+S do Porto Santo, Catarina Pereira, Mariana Fonseca e Nicole Silva, mentoras da futura Associação de Estudantes da Escola, que estiveram acompanhadas por Tânia Silva, Assistente de Projetos da AIDGLOBAL.

A Cimeira reuniu cerca de 200 representantes de associações e organizações juvenis, das quais 22 da Madeira, 3 dos Açores e 63 do Continente, do poder autárquico e governativo. Ao longo dos dois dias, criaram-se dinâmicas participativas, assentes na cidadania ativa, aliadas a metodologias de educação não formal, com o objetivo de complementar as políticas locais da juventude às nacionais, com um compromisso entre o Estado Local e Central.

Os “Objetivos da Juventude Portuguesa” foi o tema de trabalho das associações juvenis que, num clima de partilha, de criação de estratégias, de brainstorming e de sinergias, contribuíram para a construção do “Pacto INOVE Jovem – Declaração Madeira 2021”, que visa construir um futuro melhor e mais justo para e com a juventude.

Na sessão de encerramento estiveram presentes o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, o Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego e o Diretor da Agência Nacional Erasmus+ JA, Luís Alves.

O evento contou com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e do Governo Regional da Madeira. A Direção Regional da Juventude suportou a viagem e o alojamento das três jovens, ao abrigo  do Programa Mais Mobilidade.

A participação da AIDGLOBAL e das jovens foi enquadrada no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, promovido pela AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, em parceria com a Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo (Cidadãos Ativ@s, EEA Grants).