Alunos celebram a Humanidade

Alunos celebram a Humanidade

Alunos celebram a Humanidade

No contexto da desconstrução de estereótipos sobre imigrantes e abertura à diversidade, os alunos e as alunas do 9º C da Escola B+S do Porto Santo dinamizaram atividades sobre o tema da “Interculturalidade” no âmbito do Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, no ano letivo 2020/2021. O tema foi articulado com as disciplinas de Geografia, Educação Física, Matemática, EMRC, Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) e História.

Uma das iniciativas realizadas foi uma palestra, dirigida a todas as turmas do 9º ano, proferida por Francisco Duarte, do Grupo Folclórico do Porto Santo, com o tema “Importância das Tradições do Porto Santo”, tendo constituído um momento de valorização dos saberes culturais.

O Trabalho de Projeto sobre “Interculturalidade” contribuiu não só para o desenvolvimento de competências de cidadania como também para o desenvolvimento das competências digitais. Em articulação com a disciplina de TIC, os alunos e as alunas criaram uma aplicação em realidade aumentada relacionada, e alguns jovens apresentaram-na aos estudantes da Universidade Sénior (Conheça os trabalhos “Culturas”, “Geologia do Porto Santo” e “Porto Santo Reserva a Biosfera”, instalando a aplicação Metaverse).

Ainda, em Matemática e, em sinergia com o projeto “Diversidade Cultural na nossa Escola”, os jovens trabalharam os dados estatísticos sobre as origens culturais dos alunos e das alunas da escola, criando uma exposição, tendo em vista sensibilizar para a interculturalidade presente na comunidade educativa.

No âmbito do concurso “Madeira Curtas – Celebrar a Humanidade”, promovido pela Secretaria Regional de Educação da Madeira, os/as estudantes realizaram os seguintes vídeos: “Vamos celebrar a humanidade mostrando os diferentes povos do mundo” e “Entrevistas sobre interculturalidade”, sendo “Respeitar as diferenças culturais uns dos outros, pois a nossa casa é o mundo” um dos slogans neles  subjacentes.

Integrado no Plano de Ação, promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola B+S do Porto Santo, realizou-se, também,  um encontro intercultural entre os alunos do 9º C e os/as do 1º ano do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (polo do Porto Santo). Os jovens, reunidos via Zoom, partilharam aspectos importantes sobre os seus países e culturas e falaram sobre as preferências e sonhos que têm para o mundo.

No âmbito da Educação para a Cidadania foram realizadas outras atividades, tais como o workshop “O Papel da Segurança Social em Tempos de Pandemia”.

O Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” é promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola B+S do Porto Santo. Enquadra-se no Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, através do projeto Educação para a Cidadania, implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.