
Associação de Estudantes do Porto Santo ganha vida
No dia 11 de fevereiro de 2022, oficializou-se o processo de criação da Associação de Estudantes do Porto Santo ― Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, através da publicação dos estatutos no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

A AIDGLOBAL, entre abril de 2021 e fevereiro de 2022, capacitou jovens líderes para a criação da Associação de Estudantes, promovendo várias ações educativas, entre as quais: “Escola de Verão: Jovens, Associativismo e Direitos Humanos” e “Escola de Outono: Associativismo Juvenil”.
Estas formações resultaram da grande vontade manifestada pelos/as jovens em constituir uma Associação estudantil, destacando-se o papel das fundadoras: Catarina Pereira (que encabeçou o registo oficial), Mariana Fonseca e Nicole Freitas. Tendo em conta que não existia nenhuma Associação na escola, foi necessário começar do zero. Vários passos foram dados, nomeadamente: pedido de autorização à Direção da Escola para constituir a Associação, escolha do nome a atribuir, definição dos Estatutos e inscrição da Associação no Registo Nacional de Pessoas Coletivas.
Posteriormente, foi necessário reunir assinaturas para a constituição da Associação, organizar a Assembleia Geral de Alunos que aprovou a Associação e convidar alunos e um professor para fazerem parte da Comissão Instaladora. Esta fase contou com o empenho dos/as estudantes Joana Branco, Bruna Nunes e Amélia Vasconcelos (líderes da Assembleia de Alunos) e Alberto Villanueva, Valentino Tkachuk e Alexandra Machado (Comissão Instaladora).
A Associação de Estudantes é uma das primeiras plataformas de cidadania para muitos jovens. O empenho e a persistência dos/as alunos/as refletiram-se no trabalho feito, em que foram elaborados documentos formais, entre os quais os estatutos.

Os objetivos assentam nos seguintes pontos:
- Representar os estudantes da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo e defender os seus interesses;
- Promover a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros e contribuir para a formação da sua consciência social;
- Estabelecer a ligação da Escola e dos seus membros à comunidade local e social;
- Defender e promover os valores fundamentais do ser humano;
- Contribuir para a participação dos seus membros no debate dos problemas educativos;
- Promover projetos que dinamizem o espaço escolar, contribuindo para a sua melhoria;
- Cooperar com todos os organismos estudantis nacionais ou estrangeiros, cujos princípios não contrariem os aqui definidos;
- Sensibilizar para a preservação da Natureza e para os direitos dos animais.
Os valores estabelecidos pelas estudantes para a atuação da Associação foram: bondade, solidariedade, empatia, paz, justiça e igualdade.
Na fase de campanha, duas listas concorreram para os órgãos sociais da Associação, a Z e a A, tendo a maioria dos estudantes votado na A.
No dia da tomada de posse da lista vencedora, no dia 14 de março de 2022, a AIDGLOBAL apresentou o processo de criação da Associação (conheça a apresentação, aqui).
A AIDGLOBAL agradece à Direção Regional da Juventude todo o apoio prestado ao longo do processo. A criação da Associação só foi possível graças ao apoio da Direção da Escola e de vários/as professores/as, designadamente: Francisco Abreu (Comissão Instaladora), Armando Neves (técnico de som) e Filipa Abreu e Artur Pereira (responsáveis pela partilha de informação nas páginas da escola).
A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.