Associação de Estudantes do Porto Santo ganha vida

Associação de Estudantes do Porto Santo ganha vida

Associação de Estudantes do Porto Santo ganha vida

No dia 11 de fevereiro de 2022, oficializou-se o processo de criação da Associação de Estudantes do Porto Santo ― Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, através da publicação dos estatutos no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

A AIDGLOBAL, entre abril de 2021 e fevereiro de 2022, capacitou jovens líderes para a criação da Associação de Estudantes, promovendo várias ações educativas, entre as quais: “Escola de Verão: Jovens, Associativismo e Direitos Humanos” e “Escola de Outono: Associativismo Juvenil”.

Estas formações resultaram da grande vontade manifestada pelos/as jovens em constituir uma Associação estudantil, destacando-se o papel das fundadoras: Catarina Pereira (que encabeçou o registo oficial), Mariana Fonseca e Nicole Freitas. Tendo em conta que não existia nenhuma Associação na escola, foi necessário começar do zero. Vários passos foram dados, nomeadamente: pedido de autorização à Direção da Escola para constituir a Associação, escolha do nome a atribuir, definição dos Estatutos e inscrição da Associação no Registo Nacional de Pessoas Coletivas.

Posteriormente, foi necessário reunir assinaturas para a constituição da Associação, organizar a Assembleia Geral de Alunos que aprovou a Associação e convidar alunos e um professor para fazerem parte da Comissão Instaladora. Esta fase contou com o empenho dos/as estudantes Joana Branco, Bruna Nunes e Amélia Vasconcelos (líderes da Assembleia de Alunos) e Alberto Villanueva, Valentino Tkachuk e Alexandra Machado (Comissão Instaladora).

A Associação de Estudantes é uma das primeiras plataformas de cidadania para muitos jovens. O empenho e a persistência dos/as alunos/as refletiram-se no trabalho feito, em que foram elaborados documentos formais, entre os quais os estatutos.

Os objetivos assentam nos seguintes pontos:

  1. Representar os estudantes da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo e defender os seus interesses;
  2. Promover a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros e contribuir para a formação da sua consciência social;
  3. Estabelecer a ligação da Escola e dos seus membros à comunidade local e social;
  4. Defender e promover os valores fundamentais do ser humano;
  5. Contribuir para a participação dos seus membros no debate dos problemas educativos;
  6. Promover projetos que dinamizem o espaço escolar, contribuindo para a sua melhoria;
  7. Cooperar com todos os organismos estudantis nacionais ou estrangeiros, cujos princípios não contrariem os aqui definidos;
  8. Sensibilizar para a preservação da Natureza e para os direitos dos animais.

Os valores estabelecidos pelas estudantes para a atuação da Associação foram: bondade, solidariedade, empatia, paz, justiça e igualdade.

Na fase de campanha, duas listas concorreram para os órgãos sociais da Associação, a Z e a A, tendo a maioria dos estudantes votado na A.

No dia da tomada de posse da lista vencedora, no dia 14 de março de 2022, a AIDGLOBAL apresentou o processo de criação da Associação (conheça a apresentação, aqui).

A AIDGLOBAL agradece à Direção Regional da Juventude todo o apoio prestado ao longo do processo. A criação da Associação só foi possível graças ao apoio da Direção da Escola e de vários/as professores/as, designadamente: Francisco Abreu (Comissão Instaladora), Armando Neves (técnico de som) e Filipa Abreu e Artur Pereira (responsáveis pela partilha de informação nas páginas da escola).

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.