
Beneficiários do Projeto NEAR recebem formação para inserção no mercado de trabalho
As duas primeiras sessões decorreram entre os dias 19 e 27 de janeiro, em Lisboa, e reuniram cerca de 20 refugiados e requerentes de asilo.

Entre os dias 19 e 27 de janeiro, no interior das instalações da Associação Passa Sabi, em Lisboa, realizaram-se as duas primeiras sessões de formação destinadas a refugiados e a requerentes de asilo, apoiados pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados e pelo Focus Assistência Humanitária. Esta é mais uma das atividades previstas no âmbito do projeto NEAR – Newly Arrived in a Common Home.
Com a duração de 100 horas, a formação assume como principal objetivo a promoção da integração cultural e a orientação de refugiados e requerentes de asilo fomentando a sua participação no mercado de trabalho.
As duas primeiras ações, realizadas no âmbito desta atividade, decorreram entre os dias 19 e 27 de janeiro, no interior das instalações da Associação Passa Sabi, em Lisboa, sendo que, a primeira visou uma avaliação prévia das aptidões dos participantes, bem como aqueles que são os seus objetivos e expectativas, em contexto laboral, enquanto que a segunda ação incidiu sobre a preparação dos refugiados para os desafios e oportunidades interculturais que resultam da transição para um país diferente e para um contexto sociocultural distinto daquele no qual nasceram e cresceram.
Em cada um dos dois momentos formativos houve espaço para diversas dinâmicas, sendo que, numa delas, os/as participantes foram convidados/as a contar a sua história, através de um conjunto de imagens expostas na parede, e a partilhar as aspirações que os movem na sua estadia, em Portugal.

As sessões contaram com a participação de 20 refugiados e requerentes de asilo provenientes do Afeganistão (12), de Marrocos (2), da Guiné – Conacri (1) e da Costa de Marfim (5).
Esta atividade contribui para a concretização de um dos objetivos do projeto NEAR, que consiste na orientação e inclusão de refugiados nas diversas dimensões da vida em sociedade, entre as quais se inclui o mercado de trabalho.
A iniciativa conta com os apoios adicionais de entidades como a JRS Portugal, a Focus Assistência Humanitária e Fundação “O Século”.

“NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.
A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.