Beneficiários do Projeto NEAR recebem formação para inserção no mercado de trabalho

Beneficiários do Projeto NEAR recebem formação para inserção no mercado de trabalho

Beneficiários do Projeto NEAR recebem formação para inserção no mercado de trabalho

As duas primeiras sessões decorreram entre os dias 19 e 27 de janeiro, em Lisboa, e reuniram cerca de 20 refugiados e requerentes de asilo.

Entre os dias 19 e 27 de janeiro, no interior das instalações da Associação Passa Sabi, em Lisboa, realizaram-se as duas primeiras sessões de formação destinadas a refugiados e a requerentes de asilo, apoiados pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados e pelo Focus Assistência Humanitária. Esta é mais uma das atividades previstas no âmbito do projeto NEAR – Newly Arrived in a Common Home.

Com a duração de 100 horas, a formação assume como principal objetivo a promoção da integração cultural e a orientação de refugiados e requerentes de asilo fomentando a sua participação no mercado de trabalho.

As duas primeiras ações, realizadas no âmbito desta atividade, decorreram entre os dias 19 e 27 de janeiro, no interior das instalações da Associação Passa Sabi, em Lisboa, sendo que, a primeira visou uma avaliação prévia das aptidões dos participantes, bem como aqueles que são os seus objetivos e expectativas, em contexto laboral, enquanto que a segunda ação incidiu sobre a preparação dos refugiados para os desafios e oportunidades interculturais que resultam da transição para um país diferente e para um contexto sociocultural distinto daquele no qual nasceram e cresceram.

Em cada um dos dois momentos formativos houve espaço para diversas dinâmicas, sendo que, numa delas, os/as participantes foram convidados/as a contar a sua história, através de um conjunto de imagens expostas na parede, e a partilhar as aspirações que os movem na sua estadia, em Portugal.

As sessões contaram com a participação de 20 refugiados e requerentes de asilo provenientes do Afeganistão (12), de Marrocos (2), da Guiné – Conacri (1) e da Costa de Marfim (5).

Esta atividade contribui para a concretização de um dos objetivos do projeto NEAR, que consiste na orientação e inclusão de refugiados nas diversas dimensões da vida em sociedade, entre as quais se inclui o mercado de trabalho.
A iniciativa conta com os apoios adicionais de entidades como a JRS Portugal, a Focus Assistência Humanitária e Fundação “O Século”.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.