
Campanha de limpeza em zonas costeiras recolhe 24Kg de lixo marinho
Realizou-se no passado dia 18 de setembro uma campanha de limpeza em zonas costeiras que envolveu 8 voluntários na recolha de 24 Kg de lixo, entre os quais se destaca o plástico.
A iniciativa do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” associou-se ao Dia Internacional da Limpeza Costeira, promovido pela Fundação Oceano Azul, com o propósito de consciencializar a sociedade portuguesa para o problema do lixo marinho e para a necessidade de se promover continuamente a proteção do Oceano.
O Dia Internacional da Limpeza Costeira foi criado há cerca de 30 anos, no seguimento de uma iniciativa conduzida por comunidades costeiras norte-americanas que se uniram para recolher e documentar o lixo das praias. Desde então que a prática tem sido adotada em vários pontos do globo, tendo reunido, no passado dia 18 de setembro, voluntários de mais de uma centena de países.
O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” arrancou no dia 1 de setembro de 2020, com o propósito de tornar Porto Santo numa ilha mais consciente sobre o uso do plástico e de contribuir para a diferenciação e valorização deste território. Os diferentes parceiros nacionais e locais comprometem-se a trabalhar em conjunto para identificar o fluxo e a descarga de resíduos plásticos, ao mesmo tempo que promovem a otimização da sua gestão e sensibilizam a população local e turistas para a problemática causada pelo lixo plástico nos oceanos.
O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” pretende estabelecer as bases para um memorando de entendimento entre vários atores públicos e privados, de modo a travar a fuga de plásticos para o oceano. É financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants e reúne, como parceiros, a Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF, a AIDGLOBAL, a Água e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a ARDITI. Conta, ainda, com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.