Cursos e-learning disponíveis gratuitamente para docentes e educadores/as

Cursos e-learning disponíveis gratuitamente para docentes e educadores/as

Cursos e-learning disponíveis gratuitamente para docentes e educadores/as

Entre o dia 9 e 31 de maio, decorrem 3 formações online com diferentes temáticas destinadas a docentes e educadores/as. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto europeu “Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion”, que visa capacitar os professores com ferramentas e competências para facilitar a sua participação e envolvimento com os jovens e, simultaneamente, sensibilizá-los para determinados temas da atualidade.

Dois anos depois de inúmeros desafios que emergiram com a pandemia, foi notória a importância do investimento no digital nos mais diversos setores, designadamente na Educação. Contudo, foi, também, neste período que tornou evidente a falta de formação do pessoal docente na área das Tecnologias de Informação (TIC) e competências para jovens, particularmente os de contextos mais desfavorecidos. Para colmatar esta lacuna na Educação, a AIDGLOBAL integrou, como parceira, o projeto “Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion”, que pretende capacitar os professores/as com novas competências sociais e digitais a fim de dar uma resposta adequada aos desafios do futuro da sociedade digital em que, atualmente, vivemos.

O projeto subdivide-se em três fases. A primeira, que consiste no diagnóstico de competências de aptidões digitais, no contexto pandémico e pós-pandémico. Na segunda etapa, será elaborado um Currículo Digital Europeu, cujo propósito é definir as estratégias de aprendizagem e as ferramentas digitais e tecnológicas mais adequadas para responder às necessidades formativas de alunos em situações de vulnerabilidade, promovendo a inclusão e procurando reduzir o abandono escolar precoce. A terceira fase, que passa pela habilitação dos educadores/as através de cursos online sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU para a Agenda 2030, a educação inclusiva e as TIC, aplicadas a ambientes de aprendizagem.

Os temas a serem abordados nas formações de maio incidem sobre as Alterações Climáticas, o Discurso de Ódio e a Mentoria, enquanto ferramenta para lidar com o problema do abandono escolar. Numa altura em que estas questões são parte da agenda mediática, a AIDGLOBAL acredita ser de extrema importância habilitar os professores/as das competências necessárias para promover o debate, alertando os jovens estudantes para o impacto dos temas.

As atividades formativas decorrem entre 9 e 31 de maio no formato online e têm a duração total de 26 horas, sendo que cada curso terá a sua própria carga horária, e o acesso à plataforma será disponibilizado logo após a inscrição, podendo ser realizadas ao ritmo do formando/a.

Assim que a formação for concluída, será emitido um Certificado de participação pela equipa do projeto europeu BET.

Já se encontram abertas as inscrições. Se é professor/a ou educador/a não perca esta oportunidade. Inscreva-se aqui.

Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion é um projeto europeu financiado pelo Erasmus +, sendo promovido pela Oxfam Itália, em parceria com a AIDGLOBAL, a Actionaid, a Agenda 21 e a Lama. Estende-se de 1 de abril de 2021 a 31 de março de 2023, em Portugal, Itália, Roménia e Chipre.