Disponíveis no Website do “NEAR” os Mapas para migrantes e cidadãs/os locais implementados em Milão, Perugia, Lisboa e Nicósia

Disponíveis no Website do “NEAR” os Mapas para migrantes e cidadãs/os locais implementados em Milão, Perugia, Lisboa e Nicósia

Disponíveis no Website do “NEAR” os Mapas para migrantes e cidadãs/os locais implementados em Milão, Perugia, Lisboa e Nicósia

Estes mapas irão facilitar a orientação daqueles/as que acabam de chegar à cidade de acolhimento, com o intuito de as/os fazer “sentir-se em casa”, e irão incentivar as/os habitantes da cidade a explorar novas abordagens nos respetivos bairros.

Lisboa, 8 de agosto de 2022. A partir de agora, as/os titulares de proteção internacional, as/os requerentes de asilo, as/os menores recém-chegadas/os e as suas famílias, bem como as/os estudantes universitários internacionais e as/os refugiadas/os terão um novo instrumento de orientação para a sua cidade: os “Mapas Não Convencionais” do “NEAR”.

Estes “Mapas Não Convencionais” foram desenvolvidos como parte do NEAR – NEwly ARrived in a common home, um projeto europeu inovador que facilita a integração de migrantes recém-chegadas/os (Adultas/os e menores) durante a sua chegada nos países de acolhimento. Os mapas foram implementados nos bairros de quatro cidades europeias: Lisboa (Freguesia de Santa Clara), Nicósia, Milão (Estação Central – Canal Martesana) e Perúgia. O “NEAR” visa ativar um processo de confiança mútua, conhecimento e intercâmbio intercultural entre migrantes e comunidades locais, criando um sentimento de pertença a uma “nova casa comum” sob o princípio de que “A minha casa é o lugar onde estou agora”. O projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Asilo, Migração e Integração (AMIF) e coordenado pela Fondazione ISMU (Itália) em parceria com Tamat NGO (Itália), Cardet NGO (Chipre), AIDGLOBAL (Portugal), e Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália).

Os “Mapas não Convencionais” são uma ferramenta de orientação fundamental para as/os migrantes e cidadãs e cidadãos recém-chegadas/os. Foram concebidas como verdadeiras diretrizes que oferecem às/aos recém-chegadas/os informações e dicas sobre os lugares mais relevantes – institucionais e não convencionais – e que as/os ajudam a estabelecer-se na nova cidade e a sentir-se rapidamente “em casa”.

Estes mapas, que podem ser acessíveis via Web App, são também um recurso para quem deseja descobrir novos pontos da sua cidade. Contudo, o que torna estes mapas únicos é que os lugares “não convencionais” apresentados são o resultado de um processo de co-criação conduzido com as/os beneficiárias/os do projeto, incluindo membros da diáspora (Agentes Comunitárias/os) bem como crianças e estudantes universitárias/os imigrantes recém-chegadas/os, que decidiram partilhar as suas experiências, conhecimentos, histórias, emoções e memórias associadas à cidade onde habitam.

Qualquer pessoa poderá dar o seu contributo através da introdução de novos lugares que considera significativo, enviando um e-mail para o endereço eletrónico do projeto. Nas cidades envolvidas no projeto “NEAR”, serão conduzidas diversas atividades, com destaque para uma caça ao tesouro, programada para o Outono de 2022, nas quais as/os cidadãs/cidadãos e recém-chegadas/os serão as/os verdadeiras/os protagonistas.

O “Mapa não Convencional de Lisboa” abrange o território da freguesia de Santa Clara, cuja comunidade tem uma taxa de imigração muito elevada, com muitos indocumentados e imigrantes recém-chegadas/os. O território reunia e apresentava uma necessidade urgente da sua integração, a maioria dos PALOP, nomeadamente de São Tomé e da Guiné-Bissau. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (2021), a População Estrangeira Residente na freguesia de Santa Clara é de 3 947 habitantes (17%).

O primeiro passo para a identificação dos locais mais importantes da Freguesia de Santa Clara foi a definição de áreas de interesse, pelo que se estabeleceu os pontos principais: Centros de Acolhimento, Organizações Sem Fins Lucrativos, Serviços Sociais, Saúde e Bem-Estar, Serviços Públicos e Privados, Escolas, Comércio Local, Cultura e Parques, Supermercado e Restaurantes. A seleção foi feita para suprir as principais necessidades, tendo em conta a chegada de um/a imigrante.

A Freguesia de Santa Clara tem um caráter de vulnerabilidade, como habitação, saúde e emprego. Daí a necessidade da criação de um sentimento de pertença à comunidade, intercâmbio e acolhimento das/os que nela habitam.

“Mapas não Convencionais” para as/os estudantes universitárias/os internacionais. Unconventional Maps

Os mapas estão, também, disponíveis para as/os estudantes universitárias/os internacionais que venham a estudar em Milão, Perúgia, Lisboa e Nicósia. Este trabalho é coordenado pela Università Cattolica del Sacro Cuore e envolve a Universidade para Estrangeiros de Perúgia, o Colégio Kes de Nicósia e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, e tem como objetivo orientar as/os estudantes recém-chegadas/os à sua nova comunidade local e académica. Por sua vez, estes mapas indicam não apenas serviços de orientação oferecidos pelas universidades, como também informações importantes sobre locais não convencionais, tais como locais comunitários, cafés e bares de networking, centros desportivos, escolas que promovem a aprendizagem de outros idiomas, lugares culturais e sugestões de alojamento. Os mapas não convencionais para estudantes internacionais estão disponíveis no Website do “NEAR”.

Além dos “Mapas Não Convencionais” cocriados com estudantes de países terceiros, estão a ser produzidos quatro manuais para facilitar a orientação das/os estudantes internacionais recém-chegadas/os, no que respeita aos procedimentos administrativos necessários para a sua estadia na cidade.

“NEAR – NEwly Arrived in a common home” é um projeto europeu que visa facilitar o processo de integração e orientação social das/os migrantes recém-chegadas/os (adultas/os e menores) durante a sua chegada aos países de acolhimento. É financiado pelo Fundo da UE para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e coordenado pela Fondazione ISMU (Itália) em parceria com a ONG Tamat (ITÁLIA), a ONG Cardet (Chipre), a AIDGLOBAL (Portugal) e a Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália). O projeto envolve as cidades de Lisboa (Portugal), Nicósia (Chipre), Milão e Perúgia (Itália) e visa ativar um processo de confiança mútua, conhecimento e intercâmbio intercultural entre migrantes e comunidades locais, construindo um sentimento de pertença a uma “nova casa comum”.

O “NEAR” visa também criar uma relação sólida entre organizações da diáspora, recém-chegadas/os, associações locais e cidadãs/os envolvidos através de uma campanha de comunicação concebida com os beneficiárias/os do projeto sob a alegação “A casa é o lugar onde estou agora”. O NEAR apresenta vários resultados, sendo que permitirá que as/os membros das associações da diáspora se tornem mentoras/es para as/os migrantes recém- chegadas/os, facilitará o acesso aos serviços e ao mercado de trabalho para as/os requerentes de asilo e titulares de proteção internacional, reforçará os níveis de inclusão de crianças recém-chegadas em idade escolar obrigatória e aumentará a orientação e as oportunidades para as/os estudantes universitários recém- chegadas/os.

Saiba mais sobre o projeto aqui e siga-nos no Instagram.