Divulgação dos resultados nacionais e europeus do Estudo BET! Beyond Covid-19

Divulgação dos resultados nacionais e europeus do Estudo BET! Beyond Covid-19

Divulgação dos resultados nacionais e europeus do Estudo BET! Beyond Covid-19

O Estudo da análise das necessidades de inovação educativa e o desenvolvimento de competências digitais nos currículos escolares na era COVID-19 e pós-COVID-19 foi publicado, em dezembro de 2021, no contexto do projeto europeu “Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion”. Esta investigação teve como objetivo avaliar as lacunas de competências digitais que surgiram durante os confinamentos de 2020 e identificar necessidades comuns de professores e escolas.

No Estudo foram analisados os seguintes aspetos: o impacto da COVID-19 no sistema educativo, DigiCompEdu, abordagens e práticas de educação digital nos currículos, a nível europeu, necessidades formativas dos professores e educadores, relações entre as tecnologias digitais e o ensino, desenvolvimento de ambientes de aprendizagem digital eficazes para alunos vulneráveis, exemplos e boas práticas de ferramentas e materiais digitais e pedagogias inovadoras para o contexto digital e políticas nacionais/europeias na área.

Num primeiro momento, foi realizado um questionário ― Inquérito Online BET! ―, com a finalidade de determinar as lacunas e as práticas digitais em cada um dos países do projeto. Em Portugal, o Questionário foi completado por 101 educadores, a título individual.

Posteriormente, entre setembro e outubro de 2021, realizaram-se entrevistas aprofundadas com o intuito de identificar as melhores estratégias de aprendizagem e as ferramentas digitais mais adequadas para responder às necessidades formativas de alunos em situações de vulnerabilidade (social, económica, emocional, …). Além da partilha de experiências e perceções dos professores e partes interessadas, foram aprofundadas melhores práticas e formas de influenciar políticas, a nível local e nacional. As suas opiniões refletem visões pessoais e não a posição das respetivas instituições.

No âmbito da pesquisa, foi elaborado um relatório nacional, onde se conclui que 90% dos professores tencionam continuar a investir num ensino mais digital, introduzindo novas metodologias pedagógicas que motivem os alunos.

Os resultados do Estudo-diagnóstico já estão disponíveis e acessíveis através dos relatórios nacional e europeu, que contêm os resultados dos quatro países  que integram o consórcio do projeto ― Portugal, Itália, Grécia e Roménia.

A investigação destacou a importância do uso de tecnologias digitais para aumentar a inclusão, a personalização e o envolvimento ativo dos alunos, sendo que, para isso, é necessário munir os professores com competências de inclusão, direcionadas para os alunos com vulnerabilidades.

Beyond COVID-19: The new era of teaching. Digital learning for social inclusion” é um projeto europeu financiado pelo Erasmus +, sendo promovido pela Oxfam Itália, em parceria com a AIDGLOBAL, a Actionaid, a Agenda 21 e a Lama.

Conheça o projeto, aqui.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.