In 2022, Desenvolvimento, Educação, Educação Ambiental, Eventos, PAB_LivingLab,

Em Portugal, há mais um Kit Pedagógico sobre Sustentabilidade Ambiental

O material foi lançado pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento em colaboração com a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável sendo subordinado ao tema da sustentabilidade ambiental, na ótica da Economia Circular.


No passado dia 2 de março, a AIDGLOBAL participou no lançamento do Kit pedagógico CaixAmbiente, criado e editado pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, no âmbito do seu trabalho de Educação para a Cidadania Global, em colaboração com a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável e o apoio da Caixa Geral de Depósitos, através do Prémio Caixa Social.

De acordo com a Oikos “este Kit pedagógico propõe uma utilização prática por docentes e alunos do terceiro Ciclo do Ensino Básico, permitindo a abordagem participativa e envolvente de questões essenciais na formação de jovens que, futuramente, terão um papel ativo na sociedade portuguesa e global, motivando os alunos a agir”.

A iniciativa centrou-se na discussão sobre as razões que motivaram as Organizações a criar este material de apoio e que emergem associadas à crise climática que o mundo está a viver. Ter modelos sustentáveis para transmitir às gerações vindouras e começar já a construir uma sociedade mais participativa e consciente são dois dos objetivos que estão subjacentes ao lançamento deste material e que mereceram destaque na iniciativa.

O Kit é constituído por um guia de apoio ao professor através do qual é possível encontrar um conjunto de informações teóricas sobre o tema, exemplos de atividades práticas que podem ser desenvolvidas pelas turmas e, ainda, um jogo interativo e divertido sobre economia circular.

De acordo com Marilena Martucci, voluntária e representante da AIDGLOBAL nesta iniciativa, “a ideia de que a responsabilidade pela redução das emissões de carbono é de cada cidadão e cidadã e de que as escolhas que fazemos diariamente, em termos de consumos, são determinantes e podem fazer a diferença”, atravessou todo o evento, tendo sido sublinhada na mensagem final.

No dia em que a Oikos e a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável apresentaram o Kit pedagógico CaixAmbiente, a Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA), reunida em Nairobi, no Quénia, aprovava uma proposta que será plataforma para o estabelecimento de um Tratado Global sobre Plásticos, um instrumento vinculativo e que envolve todo o ciclo de vida do plástico (produção, distribuição, utilização e descarte final).

A decisão determina que este Tratado deve ser criado até 2024, sendo que, o plástico passará a ser considerado, de forma oficial, a partir dessa data, uma ameaça ao meio ambiente.