Escola de Outono reúne jovens em prol do associativismo juvenil

Escola de Outono reúne jovens em prol do associativismo juvenil

Escola de Outono reúne jovens em prol do associativismo juvenil

No dia 14 de novembro, realizou-se a Iª edição da Escola de Outono, no Centro Comunitário do Porto Santo. A atividade contou com a participação de 11 jovens do 8º ao 11º ano da Escola B+S do Porto Santo, interessados no movimento associativo.

O encontro teve como objetivos motivar os jovens para a participação social e incentivar a cocriação de uma Associação de Estudantes, a partir da aprendizagem lúdica dos conceitos de liderança, cooperação, associativismo e ativismo juvenil.

Ao longo do dia, decorreram jogos de cooperação e dinâmicas de grupo, com o intuito de conhecer como funciona uma Associação, de elaborar um esboço de plano de intervenção na escola e, ainda, de desenvolver o pensamento crítico sobre temas associados aos Direitos Humanos. Além dos “quebra-gelo”, as atividades de maior destaque foram no âmbito da participação juvenil.

No decurso da Escola de Outono não faltaram momentos de diversão ― uma experiência a repetir, segundo os/as jovens participantes.

A AIDGLOBAL agradece ao Governo Regional da Madeira a cedência gratuita do Centro Comunitário.

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.