Escola de Verão, em Porto Santo, motiva jovens para a participação social, na escola e na comunidade

Escola de Verão, em Porto Santo, motiva jovens para a participação social, na escola e na comunidade

Escola de Verão, em Porto Santo, motiva jovens para a participação social, na escola e na comunidade

Jovens, Associativismo e Direitos Humanos é o mote que anima a Escola de Verão inserida no âmbito do Plano de Ação de Educação para a Cidadania intitulado “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, a ter lugar na Escola Básica e Secundária Prof. Doutor Francisco Freitas Branco, em Porto Santo, de 28 de junho a 2 de julho, entre as 9h00 e as 13h00.

A reflexão crítica sobre temas associados aos direitos humanos, através de dinâmicas participativas ou o incentivo à cocriação de uma associação de estudantes a partir da aprendizagem lúdica dos conceitos de liderança, cooperação, associativismo e ativismo juvenil são dois dos objetivos que atravessam este programa formativo que pretende desafiar à ação, tendo por base a participação juvenil e a cidadania.

Sofia Lopes, Gestora de Projetos na AIDGLOBAL e Coordenadora deste Plano de Ação, sublinha a importância destas iniciativas, especialmente “no momento de consciencializar e de preparar os estudantes para se tornarem cidadãos democráticos, tolerantes e participativos, capazes de promover a não discriminação entre os seus pares, a integração da diversidade, a igualdade nas relações e o respeito pelos direitos humanos”.

A Escola de Verão, realizada ao abrigo deste Plano de Ação, destina-se aos estudantes dos 9º, 10º e 11º anos da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, em Porto Santo.

A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser feita, até ao próximo dia 22 de junho, para o e-mail gab.projetos@aidglobal.org ou diretamente para Sofia Lopes, através do contacto 932 469 204.

Aceda aqui ao programa, à ficha de inscrição e à autorização de imagem.

O Plano de Ação é promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola B+S do Porto Santo. Enquadra-se no Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, através do projeto Educação para a Cidadania, implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global ― é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que desenvolve e promove projetos, em Portugal, nos campos de ação da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Ativa e, também, da Educação de Infância, Combate à Iliteracia e Promoção da Leitura, em Moçambique. Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação constitui o foco da sua Missão.