Escola do Porto Santo acolhe tema da interculturalidade

Escola do Porto Santo acolhe tema da interculturalidade

Escola do Porto Santo acolhe tema da interculturalidade

No âmbito do tema da diversidade cultural, as turmas do 8º ano da Escola B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, desenvolveram vários trabalhos, ao longo deste ano letivo, com o apoio de vários professores.

Na disciplina de Geografia, as turmas elaboraram trabalhos sobre vários países do mundo, que contaram com o contributo de pessoas oriundas desses territórios. A exposição, inaugurada no dia 24 de março, ficou marcada pela diversidade cultural, a todos os níveis, nomeadamente a nível gastronómico, em que os/as presentes ficaram a conhecer pratos típicos de S. Tomé e Príncipe, Itália, Roménia, Brasil, Suíça, França e Luxemburgo. Numa dinâmica final, os/as alunos/as da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo (polo do Porto Santo) desenvolveram uma atividade conjunta, um peddy paper, com a turma do 8ºA.

As mensagens trabalhadas, inicialmente, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (8º A e B), sobre “como gostarias de ser recebido se fosses imigrante” foram o ponto de partida para a realização de trabalhos de poesia visual,  na disciplina de Educação Visual, com o apoio da  Cidadania e da  Geografia. A exposição “Encontros com a Diversidade” encontra-se patente, desde dia 11 de maio, na Escola B+S do Porto Santo, e pretende sensibilizar para a diversidade cultural, migrações e apelar à inclusão dos imigrantes.

Um especial agradecimento à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo (polo do Porto Santo), nomeadamente à turma 13 e seus colegas, professores/as e tutor. Ainda, um agradecimento aos convidados que estiveram presentes nas salas de aula: Pietro (Itália), Mariana (Roménia), Alicia (Suíça), Mauro e Flor (S. Tomé e Príncipe).

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.