No âmbito do tema da diversidade cultural, as turmas do 8º ano da Escola B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, desenvolveram vários trabalhos, ao longo deste ano letivo, com o apoio de vários professores.
Na disciplina de Geografia, as turmas elaboraram trabalhos sobre vários países do mundo, que contaram com o contributo de pessoas oriundas desses territórios. A exposição, inaugurada no dia 24 de março, ficou marcada pela diversidade cultural, a todos os níveis, nomeadamente a nível gastronómico, em que os/as presentes ficaram a conhecer pratos típicos de S. Tomé e Príncipe, Itália, Roménia, Brasil, Suíça, França e Luxemburgo. Numa dinâmica final, os/as alunos/as da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo (polo do Porto Santo) desenvolveram uma atividade conjunta, um peddy paper, com a turma do 8ºA.
As mensagens trabalhadas, inicialmente, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (8º A e B), sobre “como gostarias de ser recebido se fosses imigrante” foram o ponto de partida para a realização de trabalhos de poesia visual, na disciplina de Educação Visual, com o apoio da Cidadania e da Geografia. A exposição “Encontros com a Diversidade” encontra-se patente, desde dia 11 de maio, na Escola B+S do Porto Santo, e pretende sensibilizar para a diversidade cultural, migrações e apelar à inclusão dos imigrantes.
Um especial agradecimento à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo (polo do Porto Santo), nomeadamente à turma 13 e seus colegas, professores/as e tutor. Ainda, um agradecimento aos convidados que estiveram presentes nas salas de aula: Pietro (Itália), Mariana (Roménia), Alicia (Suíça), Mauro e Flor (S. Tomé e Príncipe).
A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos [email protected] – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo.