In 2022, Da Escola Para o Mundo, Educação para o Desenvolvimento, Madeira, Portugal,

Horta pedagógica traz vida à Escola

No dia 15 de dezembro, no âmbito do projeto Agroescolas, foi atribuido o AgroSelo à Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, no seguimento das atividades desenvolvidas na Quinta e Horta Pedagógicas. As duas ações têm como objetivo promover a Educação Ambiental através do desenvolvimento de atividades agro-pecuárias, envolvendo a comunidade escolar e local.


Na sequência da Quinta Pedagógica, foram dinamizadas atividades relacionadas com a agricultura e pecuária,  junto de diversas turmas, de modo a dar a conhecer a realidade agrícola local, e foi promovida a troca de experiências com agricultores locais, nomeadamente através da assinatura de um protocolo entre a escola e a Associação de Produtores da Ilha do Porto Santo (APIPS) e da divulgação e reintrodução do chícharo. Além disso, no âmbito do projeto Agroescolas, foi atribuído o AgroSelo à escola.

A presença de animais na escola, no âmbito da ocupação dos recreios, também motivou a atribuição do Selo. A interação entre os/as estudantes e os animais da quinta, além de promover a educação para o bem-estar animal, promove a socialização e inclusão dos alunos.

As atividades propocionam a interdisciplinariedade e a ligação à comunidade, tendo em vista o sucesso escolar e pessoal dos/as alunos/as. A AIDGLOBAL visitou a escola e registou momentos das atividades desenvolvidas no âmbito da Semana da Agricultura. Pode assistir ao vídeo, aqui.

Estas atividades são desenvolvidas no âmbito no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola B+S do Porto Santo, e enquadrado no Programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, através do projeto Educação para a Cidadania, implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.