Estudantes de países terceiros constroem mapa com lugares que podem frequentar, em Lisboa, nos tempos livres

Estudantes de países terceiros constroem mapa com lugares que podem frequentar, em Lisboa, nos tempos livres

Estudantes de países terceiros constroem mapa com lugares que podem frequentar, em Lisboa, nos tempos livres

A construção de mapas não convencionais com 19 estudantes de países terceiros do ISCTE-IUL, decorreu no âmbito do projeto NEAR – NEwly ARrived in a common home.

No passado dia 4 de março, a AIDGLOBAL reuniu 19 estudantes imigrantes no ISCTE-IUL para um momento de partilha, de reflexão e de (des)construção de histórias, memórias, vivências e trajetórias, que culminou na criação de um mapa não convencional onde foram identificados um conjunto de lugares onde os/as estudantes passam algum do seu tempo livre e procuram conhecer melhor a cultura e a língua portuguesas.

A iniciativa foi dinamizada com recurso a métodos de Educação Não Formal que envolveram a criação de um quebra-gelo a partir do qual cada um/a pôde partilhar um pouco da sua história e das suas vivências não só nos seus países de origem, mas também enquanto imigrantes, em Portugal.

Num segundo momento foi construído um mapa com os locais que, fora do campus do Instituto, poderiam ser do interesse dos/as estudantes. Entre as várias atividades e locais identificados destacaram-se cafés, parques, cursos de idiomas, ginásios e restaurantes. A atividade foi desenvolvida ao som da música que anima as ruas dos países de origem de cada estudante, sendo que os locais mapeados foram identificados através de colagens e desenhos. Simultaneamente foi criado, no Google Maps, um mapa específico dos locais identificados, que será partilhado no manual de acolhimento, atividade que integrará a agenda do próximo encontro.

Esta atividade surge enquadrada num dos objetivos do projeto que procura promover a orientação de estudantes universitários recém-chegados, no sentido de facilitar o seu percurso académico.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.