In 2014, AIDGLOBAL, Formiga Juju,

Formiga Juju visitou duas escolas do concelho de Sintra

Sofia Maul, Adelaide Rodrigues e os Papa Estórias envolveram 200 alunos nos valores do movimento criador da história da formiga moçambicana.

Os dois contos da Formiga Juju, a formiga moçambicana que “tinha duas trancinhas e olhos cor de caju”, foram dinamizados na Escola Básica nº 1 de Massamá e na Escola Básica de Xutaria, ambas no concelho de Sintra, para cerca de 200 crianças, divididas por 4 sessões, a 25 de março e 3 de abril.

Em Massamá, no dia 25 de março, Sofia Maul, contadora de histórias, guiou cerca de 50 crianças numa aventura africana, através da qual difundiu valores como a defesa do meio ambiente e a cidadania, com o conto “A Formiga Juju na Cidade das Papaias”. A 3 de abril, foi a vez dos Papa Estórias, um clube de animação de histórias da Escola Superior de Educação, abordarem, de forma divertida, o tema da não discriminação com “A Formiga Juju e o Sapo Karibu” para 100 alunos da mesma escola. No mesmo dia, mas na Escola Básica de Xutaria, Adelaide Rodrigues, Professora no Centro Educativo da Bela Vista e voluntária da AIDGLOBAL, dinamizou “A Formiga Juju na Cidade das Papaias” para 50 alunos, levando-os a refletir sobre a importância da água e do sol para o Planeta. A Formiga Juju é um movimento cívico de promoção da leitura e expressão criativa da autoria de Cristiana Pereira, Walter Sand e Mia Temporário e tem como missão “despertar o imaginário das crianças, através da leitura e expressão criativa, para que se possam tornar, elas próprias, autoras das suas histórias.”, promovendo os valores da Educação para Cidadania Global. Em Moçambique, o Movimento da Formiga Juju foi distinguido, no passado dia 1 de abril, pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES) como uma iniciativa de “Alto Potencial em Empreendedorismo Social”, na Universidade Politécnica, em Maputo, na 2ª edição da Masterclass de Empreendedorismo Social IES powered by INSEAD.

Partilhar: