Fórum apela à participação dos pais na vida escolar

Fórum apela à participação dos pais na vida escolar

Fórum apela à participação dos pais na vida escolar

A AIDGLOBAL, a Escola B+S do Porto Santo e a respetiva Associação de Pais realizaram o fórum “Associação de Pais – Participar na vida escolar”, no dia 05 de novembro, no Centro de Congressos do Porto Santo, contando com a participação de 23 Encarregados de Educação (E.E.).

As boas-vindas a esta atividade foram dadas pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação E. B+S Porto Santo, Susana Freitas, que deu a conhecer a caminhada feita ao longo destes anos em prol de uma Escola melhor, tendo, também, exposto o papel da Associação e reforçado a importância do envolvimento ativo dos familiares dos/as alunos/as.

Num segundo momento, decorreu um debate, moderado pela psicóloga Leila Pedro, no qual também interveio o Vice-Presidente da Escola, Paulo Escórcio. Foram levantadas problemáticas e feitas sugestões, entre as quais a formação para pais sobre plataformas digitais educacionais, a deslocação da passadeira que se encontra em frente à saída/entrada da escola, face às situações de risco constatadas, e, ainda, a necessidade de um maior investimento/preocupação com a inclusão dos/as alunos/as.

Houve vários contributos dos presentes em relação à escola em si e como ela pode responder melhor às necessidades das crianças e dos/as jovens que a frequentam.

A sala do Auditório do Centro de Congressos foi, gentilmente, cedida pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.

As sugestões deste encontro foram levadas a reunião de direção da Escola, no dia 8 de novembro.

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, e que conta com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E.B+S Porto Santo.