Fundação Cepsa apoia cinco organizações nacionais. AIDGLOBAL é uma delas

Fundação Cepsa apoia cinco organizações nacionais. AIDGLOBAL é uma delas

Fundação Cepsa apoia cinco organizações nacionais. AIDGLOBAL é uma delas

Nestes prémios participaram entidades sociais de Arganil, Bragança, Cascais, Setúbal e Lisboa. Desde a sua primeira convocatória, os Prémios de Valor Social atribuíram cerca de 4 milhões de euros para a promoção de 424 projetos sociais no mundo inteiro.

No passado dia 23 de março, a AIDGLOBAL participou na cerimónia de atribuição dos Prémios de Valor Social, enquanto entidade beneficiária naquela que foi a 17ª Edição da iniciativa promovida pela Fundação Cepsa.

O valor do Prémio, na ordem dos 4 563 euros, contribuirá para potenciar a dinamização das atividades realizadas no âmbito do NEAR – NEwly ARrived in a common home: um projeto europeu de dois anos, financiado a 90% pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF), que visa fomentar o processo de inclusão de pessoas migrantes recém-chegadas (adultos e menores) nos países de acolhimento. O apoio concedido pela Cepsa será crucial para garantir parte do cofinanciamento em falta.

Em 2021, a Fundação Cepsa atribuiu quase 2,7 milhões de euros para a promoção de 158 iniciativas, enquadradas nas suas três linhas estratégicas de ação: apoio social, científicoeducativo e ambiente. Desta forma, graças à colaboração com 167 entidades do Terceiro Setor, a Fundação Cepsa conseguiu melhorar a qualidade de vida de mais de 465.000 pessoas.

Para isso, o empenho dos profissionais da Cepsa tem sido fundamental, como doadores em diferentes ações promovidas pela fundação ao longo do ano, e como voluntários nas iniciativas promovidas pelo programa de voluntariado corporativo Voluntas. Em 2021, cerca de 300 voluntários da Cepsa participaram em algumas das iniciativas promovidas através deste programa de voluntariado corporativo.

O presidente da Cepsa Portuguesa, José Aramburu, assumiu “estar impressionado com o trabalho que realizado pelas várias associações. Recorde-se que a Cepsa tem um compromisso para com as comunidades em que está inserida e participa ativamente no apoio a projetos de ação social. Por isso este ano, a Fundação Cepsa decidiu, para além de reconhecer e promover diferentes projetos sociais que promovam a inclusão e a qualidade de vida de pessoas ou grupos mais desfavorecidos, ampliar também o foco de atuação para iniciativas sustentáveis que contribuam para a transição energética”.

A Diretora de Marketing e Comunicação, Cláudia Soares-Mendes, destacou que “este ano recebemos, em Portugal, 60 candidaturas, sendo que 5 delas foram premiadas pelo jurado. No total, são 70 as instituições contempladas em Portugal, desde o início desta iniciativa, num montante global de apoios que caminha para 1 milhão de euros, e estes números são um êxito para o papel social da Cepsa e uma motivação para prosseguirmos o nosso trabalho neste campo”.

Para Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, “o apoio da Fundação Cepsa representa um contributo inestimável, capaz de potenciar as atividades e eventos previstos no contexto do projeto NEAR, e reflete o reconhecimento e a responsabilidade social que esta Fundação tem vindo a manifestar, que se concretiza no financiamento projetos destinados à promoção da inclusão e da qualidade e vida de pessoas ou grupos em situações de vulnerabilidade social”.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.