Juventude em interação com o Centro de Dia e Universidade Sénior do Porto Santo

Juventude em interação com o Centro de Dia e Universidade Sénior do Porto Santo

Juventude em interação com o Centro de Dia e Universidade Sénior do Porto Santo

Nos dias 26 de abril, 02 e 04 de maio, no âmbito do Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar”, as turmas do 8ºano da Escola B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, realizaram atividades com o Centro de Dia da Fundação de Nossa Senhora da Piedade – Porto Santo e com a Universidade da 3ª idade do Porto Santo.

As dinâmicas decorreram nas aulas de Educação Física e tiveram como objetivo promover o voluntariado, a atividade física e proporcionar momentos de diversão e alegria aos/às alunos/as e aos mais velhos.

Os desafios foram adaptados a cada instituição, de modo a que todos pudessem participar. No Centro de Dia, realizaram-se: o jogo da paciência e do anel, o bowling de mesa, o “Adivinha Quem Sou” e o “Estendal Maluco”. Os que foram desenvolvidos pelos/as alunos/as com os utentes da Universidade Sénior passaram pelo jogo da bomba, o golfe, o circuito, o lançamento de argolas e vólei com balão.

O contato entre duas gerações ― intergeracionalidade ―  não só é positivo para os/as idosos/as como também para os/as jovens. A juventude dá apoio na parte da estabilidade emocional e na superação de dificuldades por parte dos seniores, e “em troca” desenvolve-se mentalmente, desperta a consciência da cooperação e proporciona uma sensação de bem-estar.

A iniciativa integrou-se no Plano de Ação “Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” (Programa Cidadãos Ativ@s – EEA Grants), promovido pela associação AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, e que conta com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da E. B+S Porto Santo.