Mochila do Soldado chega a Vila Franca de Xira

Mochila do Soldado chega a Vila Franca de Xira

Mochila do Soldado chega a Vila Franca de Xira

AIDGLOBAL dinamiza atividade para professores

No âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” realizou-se, no dia 30 de novembro, na Biblioteca da Escola EB 2.3 Padre José Rota, a entrega oficial do recurso pedagógico “A Mochila do Soldado — da Guerra para a Paz” ao Município de Vila Franca de Xira, representado por Patrícia Alves do pelouro da Educação, Maria João Martinho e Anabela Fernandes, do setor de Património e Museus.

Isabel Castro, Gestora de Projetos da AIDGLOBAL, dinamizou uma sessão centrada em algumas das atividades pedagógicas propostas no Guia didático-pedagógico interativo incluído na Mochila bem como os correspondentes materiais de apoio, nomeadamente acessórios e jogos, que foram vivenciados pelos participantes. As atividades e respetivos materiais presentes no Guia articulam temas da Educação para a Cidadania Global com situações, verdadeiras ou ficcionadas, vivenciadas durante as Invasões Francesas, no séc. XIX, aliando-as ao contexto programático das disciplinas curriculares.

A ação, que contou com a participação de 9 professores dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário, foi integrada na celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora da Câmara de Vila Franca de Xira.

As escolas interessadas em utilizar esta ferramenta pedagógica com os seus alunos podem, desde já, requisitá-la num dos seis Centros de Interpretação das Linhas de Torres (CILT).

O projeto da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” foi cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., tendo por parceiros as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e o Centro de Formação Loures Oriental.

Veja as fotos aqui.