Município de Loures promove a Mobilidade Sustentável ao abrigo do projeto PAB_LivingLab

Município de Loures promove a Mobilidade Sustentável ao abrigo do projeto PAB_LivingLab

Município de Loures promove a Mobilidade Sustentável ao abrigo do projeto PAB_LivingLab

Ateliês organizados para ensinar munícipes a andar de bicicleta, sem descurar a sua manutenção, constituem uma das atividades assentes na mobilização de cidadãos e cidadãs à adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Entre abril de 2022 e março de 2024, o Município de Loures promove um conjunto de ateliês de mobilidade sustentável, desenvolvidos no âmbito do projeto “PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata”.

A atividade enquadra-se no objetivo maior em torno do qual se ergue o projeto, que procura reduzir a intensidade carbónica das atividades e serviços do Parque Adão Barata (PAB), em Loures, contribuindo, desta forma, para a descarbonização da sociedade e para a consequente independência de combustíveis fósseis, até 2050, um objetivo prioritário e com o qual Portugal está comprometido, em sintonia com o definido no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

No contexto dos ateliês de mobilidade sustentável supracitados, os munícipes de Loures terão a oportunidade de aprender a andar de bicicleta e de compreender de que forma poderão proceder ao seu arranjo, em caso de avaria, contribuindo para a sua manutenção, de forma gratuita. A iniciativa estará em curso durante os próximos dois anos, sempre no primeiro sábado de cada mês, entre as 10 e as 13 horas. Nos meses de julho, novembro e março, o primeiro sábado será dedicado a quem quer aprender a fazer a manutenção da sua bicicleta.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, o setor dos transportes “representa cerca de 25% das emissões de GEE e, aproximadamente, 75% do consumo total de petróleo e produtos dele derivados, tornando-se urgente e imprescindível a adoção de comportamentos conscientes e sustentáveis por parte dos cidadãos, a par com os investimentos executados e previstos no domínio do desenvolvimento de sistemas de transportes coletivos em sítio próprio, na consolidação das redes de metro ligeiro e de metropolitano, na descarbonização da frota de transportes públicos e da logística urbano, no apoio à mobilidade elétrica e na promoção da mobilidade ativa, nomeadamente através do Programa Nacional para a Interconexão das Redes Cicláveis Municipais”.

A necessidade de criar alternativas à utilização do transporte individual motorizado ganha cada vez maior relevância, bem como a complementaridade do uso de transportes coletivos com meios suaves de transporte, entre os quais se destaca a bicicleta. O Ateliê de mobilidade sustentável promovido no âmbito do PAB_LivingLab procura constituir-se alternativa através da educação e da capacitação dos cidadãos e cidadãs em matéria de ambiente, consciencializando-os/as para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

O Parque Adão Barata, em Loures, espaço onde têm lugar estes ateliês será, no contexto do projeto PAB_LivingLab, palco para a implementação de soluções tecnológicas inovadoras e para dinamização de um conjunto de atividades que visam promover a adoção de práticas sustentáveis por parte dos seus visitantes.

PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global –, e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.