NEAR: novembro arranca com Primeira Formação destinada a Agentes Comunitários

NEAR: novembro arranca com Primeira Formação destinada a Agentes Comunitários

NEAR: novembro arranca com Primeira Formação destinada a Agentes Comunitários

“Ser Agente Comunitário: Orientações e Estratégias para Colaborar com a Comunidade” é o mote do ciclo de sessões destinadas à capacitação de agentes comunitários, que arrancou no passado dia 13 de novembro na sede da Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC), sita na Ameixoeira, em Lisboa.

A iniciativa é promovida pela AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, no âmbito do projeto “NEAR – NEwly ARrived in a common home”, e decorre de 13 de novembro a 18 de dezembro de 2021, com o propósito de informar e capacitar os(as) participantes para uma orientação sustentada e informada de pessoas migrantes recém-chegadas.

A primeira sessão, com lugar nas instalações da ALCC, em Lisboa, contou com 12 pessoas inscritas e privilegiou um conjunto de conteúdos dedicados às orientações primeiras que se revelam necessárias para o acolhimento de uma pessoa migrante. Temas como as necessidades básicas gerais entre as quais se destacam a moradia, o emprego ou a escola; as primeiras burocracias, como aquelas que envolvem a solicitação do Número de Contribuinte (NIF), ou o acesso ao mercado de trabalho, foram algumas das principais temáticas em destaque. Foram, também, desenvolvidas atividades de educação não formal, que potenciam o trabalho em equipa e promovem a partilha das experiências de cada pessoa, e foi feito um mapeamento dos vários cenários que podem ocorrer por ocasião da chegada de uma pessoa migrante a Portugal.

A abertura da iniciativa foi pontuada por uma breve introdução e contextualização do projeto NEAR e da Formação por parte de Cátia Sousa, Técnica de Projetos da AIDGLOBAL, a quem sucedeu a formadora Verena Melo, responsável pela transmissão dos conteúdos supramencionados. A ação contou, também, com a presença da Animadora da AIDGLOBAL, Maria Pacheco, e com o apoio de Sek Sar, um experiente agente comunitário que tem vindo a apoiar a AIDGLOBAL no âmbito do projeto NEAR, designadamente através do apoio à divulgação deste momento formativo.

NEAR – NEwly ARrived in a common home” é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF) tendo como entidade promotora a Fundação ISMU e como entidades parceiras a Tamat, a CARDET, a AIDGLOBAL e a Università Cattolica del Sacro Cuore. Em Portugal, este projeto está a ser desenvolvido na cidade de Lisboa, designadamente no Bairro das Galinheiras, localizado na Freguesia de Santa Clara.

AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, programas no âmbito da Literacia, em Moçambique. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.