In Alterações Climáticas, Portugal, Loures, PAB_LivingLab, AIDGLOBAL, Sustentabilidade, Conferência, 2024,

“Pab_Livinglab”: chega ao fim o projeto que contribuiu para a Redução da Intensidade Carbónica no Parque Adão Barata, em Loures

O projeto “PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata” chega ao fim, com balanço positivo. O Parque urbano é, atualmente, um exemplo de um Laboratório Vivo para a Descarbonização que contribui para a existência de um território mais verde e resiliente às Alterações Climáticas, voltado para os benefícios da adoção de práticas sustentáveis, com soluções tecnológicas inovadoras, para um futuro sustentável, em prol dos Objetivos 11 e 13 da Agenda 2030.
A Sala da Assembleia do Palácio Marqueses da Praia e Monforte, no Parque Adão Barata, em Loures, recebeu, na segunda-feira, dia 22 de abril, a Conferência Final de Projeto, subordinada ao tema  “Laboratório Vivo – Descarbonização e Inovação no Parque Adão Barata (PAB)”, uma iniciativa  promovida pela AIDGLOBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico, a bim+, a dstsolar e a innovationpoint, cujo objetivo foi dar a conhecer os principais resultados alcançados, durante a vigência do projeto, entre maio de 2021 e abril de 2024, e as soluções tecnológicas inovadoras implementadas no PAB, de forma a torná-lo num espaço de carbono zero.

A Conferência foi marcada pela divulgação do impacto das ações levadas a cabo pelas entidades parceiras do projeto, no Parque Adão Barata, que visam promover uma cidade mais resiliente e adaptada às Alterações Climáticas, capaz de contribuir para a redução das emissões de CO2 e a melhoria da qualidade do ar, de impulsionar as energias renováveis e a conservação dos recursos naturais, de promover a mobilidade sustentável, o uso dos transportes públicos e de apostar na economia circular.

Para a abertura da sessão contou-se com a presença e a intervenção do vereador da Câmara Municipal de Loures, Nuno Dias, e da Diretora de Serviços Prospetiva e Planeamento da Secretaria-Geral do Ambiente, Susana Escária. A apresentação do projeto e a sua contextualização ficou a cargo da presidente da direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno.

O segundo momento do encontro teve início com a representante da Técnica Superior da Divisão de Energia e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Loures, Ana Catarina Sabino, que se debruçou sobre as Estratégias de Neutralidade Climática, dando como exemplo o caso do PAB. Seguiu-se a exposição do “Head Of Smartcities and Business Development” do dstgroup, Raúl Junqueiro, que explicou, brevemente, o funcionamento das Smart Cities, destacando o papel de Loures, enquanto cidade inteligente que, através das estratégias inovadoras implementadas no Parque Adão Barata, usa as tecnologias para criar soluções em prol da descarbonização. A explicação sobre o funcionamento das plataformas e IoT ficou a cargo da Innovation Point, na pessoa de Ricardo Lopes.

Num terceiro momento, a investigadora do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Marta Almeida, partilhou os resultados do projeto, por eixos de intervenção, no que concerne à gestão ambiental do PAB. Seguidamente, o gestor de inovação da dstsolar, Mauro Costa, realçou a implementação de uma comunidade de energia inteligente e renovável no PAB, que hoje permite o armazenamento e a partilha de energia solar e a transformação de edifícios em equipamentos, com o objetivo de neutralizar ou zerar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Por último, o Diretor Geral e Coordenador da BIM+, João Marcelo Silva, mostrou os procedimentos e as principais inovações no âmbito da digitalização do Palácio Marqueses da Praia e Monforte.

De modo a incentivar e divulgar o impacto do trabalho desenvolvido, ao longo de três anos, foi apresentado o vídeo final de projeto, seguido de uma visita guiada pelo Parque Adão Barata, onde houve a oportunidade das/os participantes conhecerem, de perto, as inovações tecnológicas sustentáveis, em torno da redução da pegada de carbono.
 
Findo este ciclo de aprendizagens e de muito trabalho colaborativo e unidos pelo compromisso de fazer mais pela sustentabilidade ambiental, a AIDGLOBAL e os seus parceiros agradecem às Escolas do Concelho de Loures, aos/às professores/as, alunos/as, Universidades e à população que acreditaram e embarcaram neste projeto, confiando no trabalho para o cumprimento da missão do projeto: reduzir a intensidade carbónica das atividades e serviços do Parque Adão Barata (PAB), em Loures, através da implementação de soluções tecnológicas inovadoras!

Visualize, aqui, o vídeo da Conferência Final do Projeto "PAB_LivingLab". 
 
O projeto “PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata” contou com o financiamento do Programa Ambiente dos EEA Grants, teve como entidade promotora a AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global – e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.